Política

Câmara de Umuarama aprova pacote de projetos ambientais, sociais e de transparência

Na penúltima sessão ordinária do mês de novembro, ocorrida na noite dessa segunda-feira (20) na Câmara de Vereadores de Umuarama, foram apreciadas 11 matérias constantes na pauta da ordem do dia.

Destas, sete estavam em segunda discussão e votação; outras três em primeira. Além disso, uma moção também compôs o conteúdo a ser discutido e votado pelos vereadores. Todas as proposituras receberam aprovação unânime.

A primeira matéria em deliberação, assinada pelo Poder Executivo Municipal, refere-se ao Projeto de Lei Complementar 029/2023, que define diretrizes para a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia de Captação do Rio Piava, seguindo o Plano de Manejo aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A legislação busca alinhar o zoneamento e uso do espaço com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), promovendo a conservação ambiental e atividades sustentáveis, enfatizando a importância dos serviços ecossistêmicos.

O texto posterior em votação, o Projeto de Lei Ordinária 079/2023, também se volta à proteção ambiental, propondo mudanças no Conselho Gestor da APA. O objetivo é a adequação às normativas federais e desafogar o Conselho Municipal do Meio Ambiente, alinhando-se às diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Adicionalmente, o Projeto de Lei nº 085/2023 apresenta o Programa Aluguel Social, orientado pelo prefeito Celso Pozzobom, com o intuito de fornecer moradia para famílias de baixa renda e em vulnerabilidade social, conforme princípios da Constituição Federal de 1988 e legislações locais.

No setor de inspeção, o Projeto de Lei 095/2023 busca atualizar as multas aplicáveis ao Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), alinhando-as ao decreto estadual do Paraná. Já o Projeto de Lei 096/2023 apoia a Cooperuma, uma cooperativa de reciclagem, cedendo um imóvel público para auxiliar em suas operações.

Por fim, o Projeto de Lei 098/2023 trata da abertura de Crédito Adicional Especial de R$ 1,2 milhão para ajustar a contabilização da Taxa Administrativa ao Fundo de Previdência Municipal no orçamento dos anos de 2023 e 2024. A vereadora Ana Novais sugere maior transparência nos direitos das gestantes e idosos, por meio dos Projetos de Lei Ordinária 72/2023 e 73/2023, respectivamente, promovendo a divulgação desses direitos em locais públicos.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

Dentre as três propostas em pauta, analisadas em primeira discussão, está o Projeto de Lei Ordinária 88/2023, dos vereadores Professora Ana Novais, Ednei do Esporte e Mateus Barreto.

A iniciativa propõe garantir que a população possa acompanhar de perto a alocação e utilização desses importantes fundos, que são essenciais para o desenvolvimento de projetos e serviços de interesse coletivo, conforme estabelecido pela Constituição Federal e reforçado pela Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação.

Assinado pelo vereador Ronaldo Cruz Cardoso, o Projeto de Decreto Legislativo 21/2023 denomina via pública do município. Com o mesmo teor, foi apreciado o Projeto de Decreto Legislativo 22/2023, assinado pelo vereador Clebão dos Pneus.

MOÇÃO

Por fim, o vereador Mateus Barreto apresentou a Moção 4/2023, enfatizando a urgência na recomposição das equipes de Assistentes Sociais e Psicólogos no Poder Judiciário do Paraná. A escassez desses profissionais tem retardado a tramitação de processos e prejudicado a qualidade do atendimento à população, especialmente em casos de alta complexidade.

De acordo com o vereador, a situação é agravada pela sobrecarga de trabalho dos poucos profissionais disponíveis, impactando negativamente na eficiência do sistema judiciário e na proteção dos direitos dos cidadãos.

A moção se apoia em um parecer jurídico do TJPR, que confirma a viabilidade financeira para a contratação de 40 especialistas, já aprovados em concurso público, assegurando a conformidade com o orçamento de 2023.

Diante disso, Barreto faz um apelo ao Governo do Estado e ao Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná para que priorizem a nomeação dos profissionais, visando fortalecer o acesso à justiça e a defesa dos direitos fundamentais da população paranaense.

(Reportagem: Assessoria Câmara)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais