Foto: PF
A Polícia Federal (PF) conduziu nesta terça-feira (21) a Operação Simulação visando desarticular uma quadrilha envolvida em contrabando de mercadorias e lavagem de dinheiro na região de Londrina/PR. A ação teve como alvo a execução de 14 mandados de busca e apreensão, distribuídos entre quatro em Londrina/PR, oito em Arapongas/PR, um em Maringá/PR e um em São José do Rio Preto/SP.
Houve o bloqueio judicial de bens móveis e imóveis, além de recursos financeiros contidos nas contas dos investigados, limitados a seis milhões de reais.
O modus operandi da organização criminosa consistia na importação e comercialização de produtos estrangeiros procedentes do Paraguai, sem o devido pagamento dos tributos. Além disso, buscavam ocultar e dissimular os recursos financeiros adquiridos ilegalmente por meio dessa prática criminosa, muitas vezes utilizando pessoas físicas e jurídicas para a lavagem do dinheiro.
O grupo utilizava empresas de transporte rodoviário para efetuar a entrada dos produtos no país, empregando artifícios para evitar ou minimizar as consequências de possíveis fiscalizações. Uma das estratégias incluía o uso de “laranjas de cotas”, indivíduos que se deslocavam até a região de fronteira com o único propósito de assumir a propriedade de mercadorias eventualmente apreendidas. Foi essa simulação que motivou a nomenclatura da operação policial.
A importação ilegal de mercadorias acarreta um considerável impacto econômico para o Erário, bem como para as empresas devidamente regularizadas que pagam seus impostos, sofrendo com a competição desleal praticada por aqueles que atuam fraudulentamente na obtenção e venda de produtos.
Além disso, há um evidente impacto social, já que as organizações criminosas exploram indivíduos, utilizando-os como meio para transportar produtos ilegais ou para lavar o dinheiro obtido de maneira ilícita.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem atingir até dezoito anos de prisão.
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais