Fotos: PMU
Lançado em 2019, o Projeto Papa-Pilha é uma parceria da administração municipal – por Meio da Secretaria de Meio Ambiente – com a Cooperativa Financeira Sicoob, já retirou do meio ambiente nada menos que uma tonelada e meia de pilhas e baterias usadas. A mais recente remessa, com 121,6 kg, foi entregue na manhã desta segunda-feira (13).
Apesar de ter ficado um pouco abaixo do total arrecadado na etapa anterior, há pouco mais de quatro meses (foram 185,8 kg), o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, comemorou os resultados.
“Pilhas e baterias contêm metais pesados e outros materiais poluentes e o descarte incorreto desses produtos causa graves danos ambientais. Impedir que mais de 120 quilos de um artigo altamente poluente caia na natureza é realmente algo para se comemorar”, pontuou.
Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, destaca o fato de que é muito raro uma pessoa ou família que não utiliza pilhas e baterias em seu dia a dia.
“São controles remotos, aparelhos eletrônicos, celulares, computadores, enfim, todos temos algo que necessite da energia gerada por esses dispositivos que transformam energia química em energia elétrica. O problema é que, assim como são benéficos à nossa vida, possuem metais pesados em sua composição, como chumbo, cádmio e outras substâncias altamente tóxicas. Jogar isso na natureza é algo que temos de combater”, afirma.
O projeto continua, como relata Allana Basso Carlini, Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob Arenito.
“O Instituto Sicoob tem uma central de recebimento em São Paulo e de lá o material será enviado para um aterro com tratamento químico especializado. A parte metálica e alguns componentes podem ser reciclados, com processos específicos. Já os materiais contaminantes são separados e recebem tratamento apropriado em outra empresa de São Paulo, para não contaminar o meio ambiente”, detalhou.
(Com informações assessoria PMU)
O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…
A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…
A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…
Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…
O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…
Este site utiliza cookies
Saiba mais