Fotos: PMU
Lançado em 2019, o Projeto Papa-Pilha é uma parceria da administração municipal – por Meio da Secretaria de Meio Ambiente – com a Cooperativa Financeira Sicoob, já retirou do meio ambiente nada menos que uma tonelada e meia de pilhas e baterias usadas. A mais recente remessa, com 121,6 kg, foi entregue na manhã desta segunda-feira (13).
Apesar de ter ficado um pouco abaixo do total arrecadado na etapa anterior, há pouco mais de quatro meses (foram 185,8 kg), o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, comemorou os resultados.
“Pilhas e baterias contêm metais pesados e outros materiais poluentes e o descarte incorreto desses produtos causa graves danos ambientais. Impedir que mais de 120 quilos de um artigo altamente poluente caia na natureza é realmente algo para se comemorar”, pontuou.
Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, destaca o fato de que é muito raro uma pessoa ou família que não utiliza pilhas e baterias em seu dia a dia.
“São controles remotos, aparelhos eletrônicos, celulares, computadores, enfim, todos temos algo que necessite da energia gerada por esses dispositivos que transformam energia química em energia elétrica. O problema é que, assim como são benéficos à nossa vida, possuem metais pesados em sua composição, como chumbo, cádmio e outras substâncias altamente tóxicas. Jogar isso na natureza é algo que temos de combater”, afirma.
O projeto continua, como relata Allana Basso Carlini, Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob Arenito.
“O Instituto Sicoob tem uma central de recebimento em São Paulo e de lá o material será enviado para um aterro com tratamento químico especializado. A parte metálica e alguns componentes podem ser reciclados, com processos específicos. Já os materiais contaminantes são separados e recebem tratamento apropriado em outra empresa de São Paulo, para não contaminar o meio ambiente”, detalhou.
(Com informações assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais