Saúde

Câncer de Cabeça e Pescoço: fuja dos fatores de risco e fique atento aos sinais

Tabagismo, consumo de álcool e infecção pelo vírus HPV são esses os principais fatores que levam aos tumores de cabeça e pescoço, localizados nos lábios, cavidade oral, faringe, laringe e cavidade nasal. Além de má higiene bucal, assim como o uso de próteses dentárias mal ajustadas, largas, soltas ou apertadas que levam a lesões na boca.  No dia 27 de julho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o Hospital do Câncer Uopeccan chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce da neoplasia.

A cada ano surgem 43 mil novos casos de tumores nessa região, ao mesmo momento em que 10 mil pessoas morrem em decorrência da doença, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“A importância da conscientização desse tipo de câncer é principalmente no diagnóstico precoce, infelizmente a maioria dos casos são diagnosticados na fase avançada. Se você tem alguma ferida na boca que não cicatriza passa duas semanas ou três, rouquidão persistente, nódulos no pescoço, você deve procurar uma assistência medica para fazer uma avaliação”, orientou o médico cirurgião oncológico especialista em cabeça e pescoço, Hildebrando Massahiro Nagai.

De acordo com o cirurgião oncológico, Peterson Fasolo Bilhar, anteriormente o câncer de cabeça e pescoço atingia principalmente a população masculina. “A prevalência dessa doença é maior em homens devido ao excesso consumo de álcool e tabaco, incluindo cigarro, charuto, cachimbos. Porém, na última década foi notado um aumento crescente no número de casos em mulheres devido a infecção crônica pelo vírus HPV. A faixa etária mais acometida é sexta década de vida. Entretanto, também em função do HPV notam-se pacientes mais jovens apresentando esse tipo de câncer”.

Pandemia

Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas estão com medo de procurar atendimento médico e acabam fazendo a automedicação em casa, causando riscos para saúde.

“Durante esse período não notamos um aumento da incidência, porém, o número de casos mais avançados tem sido constante, refletindo no diagnóstico tardio e diminuindo a chances de cura. Lembrando, caso o tumor for descoberto em estágio avançado pode haver progressão em outros órgãos como pulmão, osso e fígado”, finaliza o médico, Peterson.

(Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

10 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

47 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais