Dermatologista Isabella Tostes | Foto: Divulgação
Com a chegada do frio, a incidência de ressecamento de pele tende a aumentar. Os problemas mais comuns durante esse período são a dermatite atópica (alergia frequente em crianças), psoríase (escamas e manchas secas que causam coceira) e dermatite seborreica (por conta da oleosidade da pele, que fica mais abafada com a utilização de roupas quentes).
Para evitar o ressecamento da pele, alguns cuidados são necessários e nem é necessário muito esforço, apenas atenção, consistência e o uso dos produtos mais recomendados por especialistas.
De acordo com a médica dermatologista de Umuarama, Isabella Tostes, os banhos quentes e prolongados, assim como a baixa umidade relativa do ar e a desidratação, que são mais comuns no frio são propícios para causar o ressecamento de pele. “Os banhos quentes, por exemplo, pioram a secreção sebácea, tanto do couro cabeludo, quanto do corpo e do rosto. Então, essas áreas produzem mais sebo, provocando descamação e caspas”, explica a dermatologista.
As dicas de Isabella para evitar os problemas de pele no frio são: caprichar na hidratação, principalmente depois do banho; beber bastante água; usar hidratantes específicos para a pele; evitar banhos quentes; evitar usar buchas durante os banhos; utilizar óleos para o corpo durante o banho.
“A hidratação da pele é o principal. Mas, não adianta esses produtos serem perfumados, pois pode arder a pele. É necessário que sejam cremes apropriados. Para quem sofre com o ressecamento, indico a utilização de pelo menos duas vezes ao dia. Como agora também estamos constantemente passando álcool em gel, é importante frequentemente também hidratar as mãos depois do uso do álcool, para evitar ficar com a pele ressecada”, diz a médica.
Conforme Isabella, alguns produtos também podem ser utilizados para amenizar as lesões e repor a barreira da pele, como a vaselina semi sólida, óleo de girassol, óleos essenciais e cremes hidratantes mais pastosos. No entanto, há a ressalva: “evite comprar por conta própria por conta da possibilidade de alergias. O dermatologista é a pessoa mais indicada para orientar qual o mais apropriado para cada tipo de pele e situação”, sustenta.
Durante o frio, é comum também que o rosto sofra descamações e vermelhidões por conta do ar gelado e do vento seco, que podem queimar a pele. Nesses casos, a recomendação de Isabella é que as pessoas procurem proteger as áreas expostas com o uso de cachecóis ou lenços; chapéus ou toucas; e o uso correto das máscaras, que também auxiliam na proteção do nariz, boca e bochechas.
Outra recomendação da dermatologista é o uso de protetor solar. “O filtro solar precisa ser utilizado inclusive no inverno, pois a incidência do raio ultravioleta é contínua”, ressalta a médica.
Com relação às mãos e aos pés, a dermatologista orienta a utilização de luvas e meias de algodão para melhor proteger as extremidades. Nessas áreas também é importante a hidratação, a fim de não causar vermelhidões ou roxos.
“Uma dica que dou é para as pessoas jamais deixarem os pés úmidos para evitar a proliferação de frieiras, por exemplo. Dá para misturar vaselina com hidratante ou produtos com pantenol, e colocar um filme plástico e uma meia por cima, para potencializar o efeito da hidratação”, explica.
Conforme Isabella, a ida ao dermatologista deve ser feita pelo menos uma vez ano. Mesmo com os cuidados diários, caso a pessoa observe que não consegue uma hidratação suficiente e que há coceira, vermelhidão e descamação da pele, é recomendável a procura de um dermatologista. O médico especialista, nesse caso, fará uma avaliação da situação e indicação de produtos específicos ou medicamentos, se for necessário.
Médica dermatologista, Isabella Tostes de Oliveira – CRM 23792. Atende na Clínica Live – rua José Teixeira d’Ávila, 3546, Umuarama (PR). Telefone: (44) 2030-1170.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais