Brasil

Marinha intensifica combate a crimes na fronteira com o Paraguai, incluindo a região de Guaíra

Militares da Marinha do Brasil (MB) iniciaram na última segunda-feira (6) ações de reforço ao patrulhamento de toda a faixa de fronteira, no oeste do estado do Paraná (PR). A medida faz parte da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e ocorrerá até 3 de maio de 2024.

O objetivo é conter a entrada de ilícitos, como drogas e armas, pelas fronteiras do Brasil, principalmente, por meio da região da Tríplice Fronteira, no lago de Itaipu, desde Foz do Iguaçu até Guaíra.

Para atuar na região, a MB mobilizou mais de 200 militares que estão realizando inspeções e patrulhas navais. Também serão utilizadas 13 embarcações, sendo uma delas equipada com duas metralhadoras – uma fixa de calibre .50 e uma MAG calibre .762. A operação também contará com o reforço de uma aeronave UH-12 “Esquilo”.

“Esta GLO representa um marco importante na luta contra o tráfico de drogas e armas nas fronteiras do Brasil. A Capitania Fluvial do Rio Paraná está comprometida em desempenhar um papel fundamental nessa missão. Com a mobilização de nossos recursos, incluindo embarcações equipadas com tecnologia avançada e uma equipe de militares altamente treinados, estamos confiantes de que seremos capazes de contribuir significativamente para o sucesso dessa operação. A segurança das nossas fronteiras é uma prioridade e estamos prontos para enfrentar os desafios que essa missão nos apresenta”, destacou o Comandante do Grupo-Tarefa Paraná, Capitão de Fragata Edésio Raimundo de Assis Junior.

Aeronave UH-12 Esquilo que será empregada no apoio às ações na região – Foto: Agência Marinha de Notícias

GLO do MAR

Com base no Decreto 11.765, de 1° de novembro, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os militares das Forças Armadas realizam, desde segunda-feira (6), ações preventivas e repressivas nas fronteiras, portos e aeroportos, em articulação com órgãos de Segurança Pública. A GLO concede poder de polícia aos militares para atuarem nessas áreas.

A MB também atuará nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). Para atuar nessas áreas, serão empregados 1.900 militares. A Força vai utilizar também 120 meios, dentre os quais, Navios-Patrulha, embarcações, Carros Lagarta Anfíbio, Viaturas Blindadas “Piranha”, além de Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas (JLTV), entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Denominada “Lais de Guia”, a operação da MB faz referência a um dos mais conhecidos e utilizados nós, por ser de grande utilidade e confiabilidade. O nome simboliza união, representando a articulação e o trabalho conjunto que será realizado entre as Forças Armadas e outros órgãos de Segurança Pública.

Foto: Agência Marinha de Notícias

(Fonte: Agência Marinha de Notícias – Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais