Operação visa combater a entrada de ilícitos na região do lago de Itaipu e áreas do Paraná. Fotos: Agência Marinha de Notícias

Brasil

Marinha intensifica combate a crimes na fronteira com o Paraguai, incluindo a região de Guaíra

Operação visa combater a entrada de ilícitos na região do lago de Itaipu e áreas do Paraná. Fotos: Agência Marinha de Notícias
Marinha intensifica combate a crimes na fronteira com o Paraguai, incluindo a região de Guaíra
Redação
OBemdito
7 de novembro de 2023 17h11

Militares da Marinha do Brasil (MB) iniciaram na última segunda-feira (6) ações de reforço ao patrulhamento de toda a faixa de fronteira, no oeste do estado do Paraná (PR). A medida faz parte da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e ocorrerá até 3 de maio de 2024.

O objetivo é conter a entrada de ilícitos, como drogas e armas, pelas fronteiras do Brasil, principalmente, por meio da região da Tríplice Fronteira, no lago de Itaipu, desde Foz do Iguaçu até Guaíra.

Para atuar na região, a MB mobilizou mais de 200 militares que estão realizando inspeções e patrulhas navais. Também serão utilizadas 13 embarcações, sendo uma delas equipada com duas metralhadoras – uma fixa de calibre .50 e uma MAG calibre .762. A operação também contará com o reforço de uma aeronave UH-12 “Esquilo”.

“Esta GLO representa um marco importante na luta contra o tráfico de drogas e armas nas fronteiras do Brasil. A Capitania Fluvial do Rio Paraná está comprometida em desempenhar um papel fundamental nessa missão. Com a mobilização de nossos recursos, incluindo embarcações equipadas com tecnologia avançada e uma equipe de militares altamente treinados, estamos confiantes de que seremos capazes de contribuir significativamente para o sucesso dessa operação. A segurança das nossas fronteiras é uma prioridade e estamos prontos para enfrentar os desafios que essa missão nos apresenta”, destacou o Comandante do Grupo-Tarefa Paraná, Capitão de Fragata Edésio Raimundo de Assis Junior.

Aeronave UH-12 Esquilo que será empregada no apoio às ações na região – Foto: Agência Marinha de Notícias

GLO do MAR

Com base no Decreto 11.765, de 1° de novembro, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os militares das Forças Armadas realizam, desde segunda-feira (6), ações preventivas e repressivas nas fronteiras, portos e aeroportos, em articulação com órgãos de Segurança Pública. A GLO concede poder de polícia aos militares para atuarem nessas áreas.

A MB também atuará nos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). Para atuar nessas áreas, serão empregados 1.900 militares. A Força vai utilizar também 120 meios, dentre os quais, Navios-Patrulha, embarcações, Carros Lagarta Anfíbio, Viaturas Blindadas “Piranha”, além de Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas (JLTV), entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Denominada “Lais de Guia”, a operação da MB faz referência a um dos mais conhecidos e utilizados nós, por ser de grande utilidade e confiabilidade. O nome simboliza união, representando a articulação e o trabalho conjunto que será realizado entre as Forças Armadas e outros órgãos de Segurança Pública.

Foto: Agência Marinha de Notícias

(Fonte: Agência Marinha de Notícias – Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.