Fotos: PMU
A equipe da Estratégia de Saúde da Família do Ouro Branco realizou evento para encerramento da Campanha Outubro Rosa de 2023, com palestra da médica ginecologista e obstetra Ana Carolina Augusto, que abordou o tema ‘Saúde da Mulher’.
O encontro aconteceu no salão de festas da APP-Sindicato (no Jardim Kennedy), com diversas atividades especialmente planejadas para as mulheres. Para garantir um atendimento de qualidade às usuárias da unidade de saúde Ouro Branco, toda equipe abraçou a causa da luta contra o câncer de mama, foco do Outubro Rosa.
“Somente neste mês foram realizadas mais de 100 coletas de preventivo, solicitações de mamografias, além de orientações diversas sobre saúde, bate-papos, encontros e apresentações realizadas incansavelmente pela equipe. São recomendações para garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento”, detalha a enfermeira Rafaela Hassegawa Misse, coordenadora da ESF Ouro Branco.
Doutora Ana Carolina observou que as estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são: o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, com o objetivo de identificar e encaminhar as pacientes com resultados anormais para investigação diagnóstica).
“Falar sobre este assunto é fundamental, além de fazer tanto o exame das mamas quanto o exame citopatológico – que é o método de rastreamento do câncer do colo do útero indicado para a população-alvo de 25 a 64 anos”, indicou.
Ainda de acordo com a médica, as evidências científicas apontam que o rastreamento nessa faixa etária é capaz de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer do colo do útero, que é o terceiro mais incidente entre as mulheres.
“No Brasil, para o ano de 2023, são esperados 17.010 casos novos, com um risco estimado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres, segundo prognóstico do Inca (Instituto Nacional do Câncer)”, detalha.
Rafaela comenta ainda que a mamografia tem duas categorias: a de rastreamento, indicada para mulheres de 40 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, e a diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, inclusive em homens.
“Em nosso evento contamos com o apoio do professor Jeferson Ferreira, o Jefinho, que realizou sessão de alongamento com as mulheres, e também a participação do maestro Samuel Nunes de Siqueira, que abrilhantou o encontro com canções emocionantes. Também tivemos apoio da Legião Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Uopeccan e do Rotary Catedral e sorteio de brindes da Yes Cosméticos e fechando tudo com um delicioso café da manhã”, finalizou a enfermeira.
(Com informações assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais