Fotos: Assessoria PMU
Os cemitérios de Umuarama e dos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza estão prontos para as visitas do Dia de Finados (2 de novembro), que transcorre na próxima semana.
Equipes de várias secretarias municipais intensificaram o trabalho junto com a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) para deixar os espaços mais confortáveis às milhares de pessoas que visitam os túmulos de familiares e amigos neste período.
Nesta semana foram executados serviços de reperfilamento asfáltico e tapa buracos na via principal, no entorno da pracinha do cruzeiro e em outros pontos do cemitério local, que terá a missa de Finados às 8h do dia 2, celebrada pelo padre Machado, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O objetivo é melhorar as condições de acesso da população, bem como a realização de sepultamentos. Recentemente a Prefeitura implantou, com recursos próprios, calçamento em concreto usinado e plantio de grama em todo o entorno dos muros.
O prefeito Celso Pozzobom disse que a Prefeitura tem implantando melhorias estruturais nos cemitérios da sede e distritos. “Além da manutenção do asfalto e do calçamento externo, executamos calçadas internas para conter a erosão e também a poda de árvores, limpeza e manutenção da drenagem pluvial. Em breve ampliaremos o calçamento interno com paver (blocos de concreto) em Umuarama e faremos a troca de alambrados nos distritos”, anunciou.
As obras visam melhorar as condições de mobilidade ao lado do cemitério, conter possíveis focos de erosão e proteger os muros, com o cuidado de garantir a permeabilidade do solo com o plantio de uma larga faixa de grama em torno das calçadas, explicou o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Moreno. Ele agradeceu o apoio das equipes dos secretários de Obras, Renato Caobianco, de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis – o Nego d’Água – e do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Por determinação do prefeito, o lado externo dos muros também foram pintados. O calçamento contemplou a lateral voltada à avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, a parte da frente (avenida Parigot de Souza) e também dos fundos, na rua Rodrigues Alves.
Dentro do cemitério a Secretaria de Obras implantou calçamento com sistema de drenagem (tubulação aberta) e dissipadores na parte mas íngreme do terreno. “A erosão era um problema naquela parte, devido à inclinação. Agora a situação está resolvida”, disse Alexandre Maroto. Com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, também foi realizada poda de manutenção em cerca de 50 árvores – das mais de 200 existentes –, bem como a remoção de árvores mortas.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais