Fotos: Reprodução/Nasa
No início deste mês, o mundo se maravilhou com um belo “anel de fogo” no céu e no próximo sábado (28), acontecerá o eclipse lunar parcial que será visível a partir do Leste das Américas, Europa, África, Ásia, Austrália, Ártico e Antártica. O espetáculo coincidirá com a lua cheia do mês de outubro e encerrará a temporada de eclipses em 2023.
O evento é classificado como parcial porque, neste momento, a Terra, a Lua e o Sol não estarão perfeitamente alinhados. Portanto o fenômeno será visível em todo o mundo, mas em alguns locais, será possível observá-lo em sua totalidade, enquanto em outros, apenas uma parte será visível.
A maior parte do Brasil verá somente a fase penumbral, como é o caso do Paraná, o que significa que as mudanças na coloração da Lua devem ser muito tênues, quase imperceptíveis a olho nu. Já alguns locais do Nordeste poderão ver um pouco do eclipse parcial.
O processo do eclipse começa quando a Lua gradualmente adentra a penumbra, a sombra externa mais clara da Terra. A fase penumbral terá início às 15h01, quando a Terra se interpõe entre a Lua e o Sol, projetando a sombra da Terra na superfície lunar.
À medida que a Terra continua sua trajetória, a Lua experimenta uma invasão gradual de sua superfície. No Brasil, essa transição se iniciará às 16h35, seguida pelo ápice do eclipse. Durante esta fase, a umbra da Terra cobrirá uma parte substancial da Lua, a partir das 17h14.
O eclipse parcial chegará ao fim quando a Lua sair da umbra e retornar à penumbra, marcando assim um segundo estágio de eclipse penumbral às 18h52. O eclipse lunar terá sua conclusão às 19h26, encerrando o espetáculo. O eclipse completo terá uma duração de 4 horas e 25 minutos, enquanto a fase parcial persistirá por 1 hora e 18 minutos.
(Com informações do Tecmundo)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais