Umuarama

Paciente recupera quase 100% da audição após cirurgia feita pela 1ª vez em Umuarama

A audição é um dos sentidos mais cruciais para o ser humano, pois desempenha um papel vital na comunicação, segurança, orientação espacial, na autoestima e na qualidade de vida como um todo. Portanto, quando ocorre a perda total ou parcial, a vida pode sofrer mudanças severas e os resultados podem ser altamente negativos.

Há um tempo atrás, a única opção de tratamento para perda de audição eram os aparelhos auditivos convencionais, considerados satisfatórios até um determinado nível de perda auditiva. Tratamentos com alta tecnologia, que podem e devem ser utilizados em casos mais avançados, só eram possíveis em grandes centros do estado.

Porém, Umuarama agora está no mesmo patamar dos grandes centros, podendo oferecer tratamentos efetivos a quem possui problemas específicos de perda de audição ou surdez. Recentemente, o Hospital UOPECCAN de Umuarama realizou o primeiro implante de prótese auditiva ancorada no osso, feita pelo otorrinolaringologista Dr. Diego Costa. A cirurgia consiste em colocar um aparelho auditivo de forma cirúrgica para estimulação direta do órgão de audição.

Essencial à equipe, o tratamento também conta com a participação da fonoaudióloga Dra.Bruna Portilho, especialista no assunto. E a boa notícia é que tanto a cirurgia quanto a ativação obtiveram grande sucesso. Este foi um grande marco para os cidadãos Umuaramenses e de toda região, pois a partir de agora eles não precisarão mais se deslocar até as grandes cidades.

O especialista explica que o implante serve como alternativa de tratamento para pacientes cujos aparelhos convencionais já não surtem mais efeito.

“A paciente tem 23 anos e sofria há mais de quinze anos com a perda quase total da audição do ouvido direito. Após uma análise detalhada, vimos que a audição dela poderia ser recuperada quase totalmente com a implantação do aparelho de condução óssea Osia 2 da fabricante Cochlear. Após a cirurgia, que é de alta complexidade, mas com chances de complicações relativamente pequenas, a recuperação foi extremamente rápida. E após seis semanas, fizemos a ativação final do aparelho. Após alguns testes preliminares, constatamos que o procedimento foi um verdadeiro sucesso e confesso que foi emocionante ver a paciente voltar a ouvir”, destaca Costa.

O médico umuaramense reforça que pacientes que sintam alguma dificuldade em ouvir, devem procurar seu otorrinolaringologista ou fonoaudióloga de confiança. Existem testes, tratamentos prévios além de que cada paciente pode responder de um jeito a diversos tratamentos. Por isso, uma avaliação interdisciplinar é tão importante, e se faz necessária.

Redação

Recent Posts

Carro atropela boi na PR-581 em Assis Chateaubriand e duas passageiras ficam feridas

Acidente aconteceu na noite de sexta-feira (21), em Assis Chateaubriand; entre as vítimas está uma…

13 minutos ago

Moradora encontra casa arrombada ao chegar em Icaraíma

Porta e janela da residência foram danificadas, mas, a princípio, nenhum objeto foi levado do…

30 minutos ago

Carro de Umuarama capota após colisão na PR-486; casal e crianças ficaram feridos

Honda City com placas de Umuarama levava um homem, uma mulher e duas crianças; ocupantes…

55 minutos ago

Discussão por conserto de carro termina em ameaça e mobiliza PM em Douradina

Desentendimento ocorreu após cliente reclamar do serviço e de divergências envolvendo valores e uma peça…

1 hora ago

Golpes do Pix causam prejuízo de R$ 32,8 mil na região de Umuarama

Criminosos usaram falsas promessas de prêmio e de encerramento de ação judicial para enganar vítimas…

2 horas ago

PM realiza Operação Lei Seca em Umuarama durante a madrugada

Fiscalização ocorreu na Avenida Paraná, na Zona Dois, entre a noite de sexta-feira (21) e…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais