Sem categoria

Pela terceira vez, morador do Noroeste vai até Aparecida de bicicleta

O professor de geografia e morador de Boa Esperança, na região de Goioerê, José Beletato, de 45 anos, completou pela terceira vez uma jornada de 1115 km de bicicleta até Aparecida, São Paulo, para celebrar o feriado de Nossa Senhora. A primeira viagem foi uma promessa à santa. Nesta última, foram cinco dias de pedalada, dividida em duas etapas.

No primeiro trecho, partiu de Boa Esperança no dia 6 de outubro, percorrendo 820 km até Águas da Prata. Após um dia de descanso no dia 9, retomou sua trajetória no dia 10, pedalando mais 320 km pelo “Caminho da Fé” e chegando à cidade no dia 12, o dia da padroeira.

Beletato enfrentou diversas condições climáticas adversas, incluindo calor intenso nos primeiros dias, seguidos de chuva nos dois dias subsequentes. “Como eu quis fazer em três dias até Águas da Prata, nos primeiros dias peguei muito calor na estrada. Já o segundo e terceiro dia foi abaixo de chuva, tinha horas que tinha que se esconder em baixo de um viaduto para esperar passar um pouco e, quando cheguei para fazer o ‘Caminho da Fé’, foram dois dias de sol”.

Além das intempéries climáticas, a bicicleta sobrecarregada representou um desafio adicional, pesando um total de 22 quilos devido aos alimentos e roupas que ele transportava. “A dificuldade maior para fazer o Caminho da Fé foi o peso que a bike. Como eu estava fazendo sozinho, sem apoio, levava também alimentos, roupas, então ficou bem pesado”, relata.

Após passar o feriado em Aparecida, Beletato se prepara para retornar. Ele planeja pegar um ônibus até Campo Mourão e, de lá, pedalar mais 60 km até sua cidade. “Gostaria de agradecer todos que contribuíram para a viagem e também fizeram orações. Muitas pessoas me mandavam mensagens de incentivo”.

Casado e pai de dois filhos, uma menina de 7 anos e um menino de 12, Beletato acredita que sua jornada oferece um exemplo positivo não apenas para sua família, mas para toda a sociedade. “Um exemplo de fé, esperança e amor ao próximo. Nós temos tudo em casa, mas tem muitas pessoas que passam necessidades e também trazer um pouco de fé e esperança para essa nossa sociedade tão cheia de ódio e violência nos dias atuais”, finalizou.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

23 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

39 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

60 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais