Sem categoria

Pela terceira vez, morador do Noroeste vai até Aparecida de bicicleta

O professor de geografia e morador de Boa Esperança, na região de Goioerê, José Beletato, de 45 anos, completou pela terceira vez uma jornada de 1115 km de bicicleta até Aparecida, São Paulo, para celebrar o feriado de Nossa Senhora. A primeira viagem foi uma promessa à santa. Nesta última, foram cinco dias de pedalada, dividida em duas etapas.

No primeiro trecho, partiu de Boa Esperança no dia 6 de outubro, percorrendo 820 km até Águas da Prata. Após um dia de descanso no dia 9, retomou sua trajetória no dia 10, pedalando mais 320 km pelo “Caminho da Fé” e chegando à cidade no dia 12, o dia da padroeira.

Beletato enfrentou diversas condições climáticas adversas, incluindo calor intenso nos primeiros dias, seguidos de chuva nos dois dias subsequentes. “Como eu quis fazer em três dias até Águas da Prata, nos primeiros dias peguei muito calor na estrada. Já o segundo e terceiro dia foi abaixo de chuva, tinha horas que tinha que se esconder em baixo de um viaduto para esperar passar um pouco e, quando cheguei para fazer o ‘Caminho da Fé’, foram dois dias de sol”.

Além das intempéries climáticas, a bicicleta sobrecarregada representou um desafio adicional, pesando um total de 22 quilos devido aos alimentos e roupas que ele transportava. “A dificuldade maior para fazer o Caminho da Fé foi o peso que a bike. Como eu estava fazendo sozinho, sem apoio, levava também alimentos, roupas, então ficou bem pesado”, relata.

Após passar o feriado em Aparecida, Beletato se prepara para retornar. Ele planeja pegar um ônibus até Campo Mourão e, de lá, pedalar mais 60 km até sua cidade. “Gostaria de agradecer todos que contribuíram para a viagem e também fizeram orações. Muitas pessoas me mandavam mensagens de incentivo”.

Casado e pai de dois filhos, uma menina de 7 anos e um menino de 12, Beletato acredita que sua jornada oferece um exemplo positivo não apenas para sua família, mas para toda a sociedade. “Um exemplo de fé, esperança e amor ao próximo. Nós temos tudo em casa, mas tem muitas pessoas que passam necessidades e também trazer um pouco de fé e esperança para essa nossa sociedade tão cheia de ódio e violência nos dias atuais”, finalizou.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

16 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais