Imagem Ilustrativa
Com pouco mais de um mês de vida, Thayná Alves dos Santos já tem uma forte ligação com a Polícia Militar e com os soldados Christopher Druciak e Paulo Henrique Martins de Freitas. Os policiais militares, lotados no Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), salvaram a menina que tinha se engasgado com leite materno e evitaram uma tragédia. A ocorrência foi nessa terça-feira (20), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Os policiais fazem parte da Radiopatrulha e o dia de serviço estava calmo, até que foram surpreendidos pelos pedidos de socorro de pessoas que perceberam a gravidade da situação da bebê e indicaram aos policiais um carro que vinha em direção à equipe.
De imediato, os policiais pararam a viatura e uma mulher saiu do veículo com uma criança nos braços aparentando estar desacordada. A mãe da criança relatou aos policiais que a menina se afogou após a amamentação. Em pouco tempo ela já estava com uma coloração cianótica (azulada) e desacordada.
“Quando fomos abordados por essa família, a mãe em um pedido de socorro, em um ato de desespero vem em direção a mim e entrega a sua filha na esperança de receber a ajuda que precisava. De forma técnica e até um pouco instintiva peguei a pequena nos braços, procurei um local seguro para fazer o procedimento e assim que fiz a manobra ela já voltou a respirar”, explicou o soldado Druciak.
A gravidade da situação fez com que a equipe policial buscasse atendimento médico em uma unidade de saúde. Enquanto o soldado Druciak continuou com a técnica de desobstrução das vias áreas, o soldado Martins assumiu a direção da viatura e seguiu para o hospital, pois o local era um pouco distante para aguardar a chegada da ambulância.
“Durante o deslocamento a criança entrou novamente em parada respiratória, iniciei novos procedimentos de primeiros socorros e logo ela voltou a respirar novamente. Nesse momento senti um alívio, enquanto o soldado Martins dirigia e tentava acalmar a mãe”, explicou o soldado Druciak.
Logo em seguida, os policiais chegaram na unidade de saúde e entregaram a criança à equipe médica, onde ela permaneceu em observação até ficar estável e receber alta. “É uma sensação única, diferente de outras ações que a gente tem da Polícia Militar, salvar a vida de uma criança de apenas um mês e quatro dias é uma sensação de dever cumprido”, complementou o soldado Martins.
PREPARO – O atendimento dos policiais militares se deu pelo preparo profissional feito durante o período de formação na Polícia Militar. O soldado Druciak explica que é essencial possuir habilidades de primeiros socorros para dar suporte às pessoas em momentos de emergência. “Durante o curso de formação de soldados nós temos instruções sobre isso, mas quando a gente está na situação e temos que aplicar essas técnicas, eu nunca tinha passado por isso, é uma sensação única de poder salvar essa vida e saber que conseguimos dar esse apoio para essa família”, finalizou o soldado Druciak.
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais