Sem categoria

Prefeito visita programa Cultivar Energia para apoiar hortas comunitárias, em Umuarama

Ao lado do secretário municipal do Meio Ambiente, Walter Luiz Sucupira, o prefeito Celso Pozzobom visitou nesta semana um projeto de grande alcance social lançado no início de sua segunda gestão à frente da Prefeitura – em agosto de 2021 –, que beneficia mais de duas dezenas de famílias do Jardim São Cristóvão com a possibilidade de produzir alimentos de qualidade para o próprio consumo.

Em parceria com a Copel – e com apoio de acadêmicos de agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – o programa Cultivar Energia incentiva a criação de hortas comunitárias em terrenos situados embaixo de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica. A iniciativa tem total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

A horta comunitária produz uma grande variedade de verduras, legumes, tubérculos e temperos e é cuidada pelos próprios moradores do bairro. Cada um tem os seus canteiros.

“É gratificante ver o pessoal cuidando da horta e retirando alimentos daqui. Para facilitar o trato e ajudá-los a melhorar a produção, vamos instalar aqui um poço artesiano e possibilitar a irrigação constante, bem como fornecer mais insumos para o preparo da terra”, anunciou Pozzobom.

A notícia foi muito bem recebida pelo comerciante Amaury Pereira, primeiro presidente da associação das hortas comunitárias urbanas de Umuarama.

“Temos alface, almeirão, couve, cheiro verde, batata e outras variedades produzindo, que precisam de irrigação, ainda mais com esses dias quentes e secos”, afirmou. “Vai ficar ainda melhor agora”, disse ele, morador do bairro há 40 anos.

Atualmente 23 famílias ocupam o espaço e plantam culturas variadas. “Além da parte alimentar, a horta comunitária ajuda a preservar o ambiente embaixo das linhas de energia. Isso era um espaço perdido e agora está recuperado e produzindo”, disse o secretário do Meio Ambiente, Walter Luiz Sucupira, enquanto saboreava amoras encontradas com fartura na cerca lateral da horta.

“Está produzindo bastante e todo mundo aproveita pra comer e fazer suco”, disse uma moradora.

A Copel liberou a área e implantou a cerca. A Prefeitura entrou com o preparo do solo, canteiros e distribuição de insumos como calcário e cavacos, além de orientação técnica. Depois veio o apoio de estudantes de agronomia da UEM e quem visita o local se depara com um verdadeiro ‘sítio’ no perímetro urbano da cidade. Tem café, feijão, mandioca, abacaxi, limão e várias outras culturas nos canteiros sob o linhão da Copel.

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 minuto ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

23 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

47 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais