Foto: Assessoria
A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou em sessão extraordinária, no último dia 14, a redução temporária do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) para 1%. A Lei Complementar 20/2023, de autoria do Executivo, reduziu em 50% o valor do imposto que normalmente tem alíquota de 2%, no município.
Conforme o projeto, a redução fixada poderá ser aplicada a todos os fatos geradores ocorridos até o término do período previsto, desde que o imposto seja recolhido na modalidade de pagamento à vista, no prazo de até 15 dias, contados da data de emissão do documento de arrecadação/boleto.
Segundo a prefeitura, o incentivo fiscal é uma importante medida de regularização dos imóveis que não foram devidamente transferidos aos reais proprietários e tem por objetivo aquecer o mercado imobiliário municipal.
“Não obstante, além da regularização dos imóveis, espera-se igualmente um aumento na arrecadação de impostos relacionados, como o IPTU, a partir da correta identificação do sujeito passivo para fins de constituição de lançamento de IPTU, ensejando mais efetividade na arrecadação deste imposto”, destaca a prefeitura.
Após a aprovação a medida foi encaminhada para a sanção do prefeito Celso Pozzobom. Depois de ser regulamentada, o que deve acontecer nos próximos dias, valerá até o dia 15 de dezembro deste ano.
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Este site utiliza cookies
Saiba mais