Foto: Arquivo/OBemdito
A Polícia Civil de Umuarama divulgou na manhã desta sexta-feira (15), o balanço oficial da “Operação Shamar” liderada pela Delegacia da Mulher. A ação teve como foco o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres em todo o país. Durante o período da operação, 94 mulheres receberam assistência, resultando na solicitação de 43 medidas protetivas de urgência.
Além disso, as autoridades efetuaram 15 prisões em flagrante de agressores. Três desses mandados estavam relacionados a casos de estupro de vulneráveis. Também foram apreendidas duas munições e cumpridos quatro mandados de prisão, juntamente com dois mandados de busca.
A operação, cujo nome significa “proteger” em hebraico, concentrou seus esforços no acolhimento de vítimas em situação de violência. Além das ações repressivas, a equipe da Delegacia da Mulher implementou medidas preventivas para conscientizar a população sobre a violência doméstica. Essa iniciativa envolveu a distribuição de panfletos informativos na Feira Ponta de Estoque e nas instalações da Secretaria de Saúde.
Os servidores da delegacia participaram de uma roda de conversa sobre o enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes, visando mapear casos, identificar a natureza das infrações e melhorar o fluxo de atendimento na rede de proteção do município.
Neste ano a delegacia intensificou suas atividades resultando no cumprimento de 19 mandados de prisão preventiva contra agressores de mulheres, crianças e adolescentes. Esse número representa 6 vezes mais o quantitativo registrado ao longo de todo o ano de 2022.
Em todo o estado a Polícia Civil efetuou a detenção de 596 indivíduos no período compreendido entre 21 de agosto e 15 de setembro. Dentre os detidos, 16 encontravam-se sob acusação de feminicídio. As detenções ocorreram tanto em situações de flagrante delito quanto no cumprimento de mandados judiciais.
Ao longo do período de 25 dias, os agentes também apreenderam um total de 24 armas de fogo e 3.029 munições consideradas irregulares. Além disso, foram registrados 3.155 boletins de ocorrência, prestando atendimento a 4.028 vítimas e foram solicitadas ao Poder Judiciário um total de 2.519 medidas protetivas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais