Umuarama

Patrulha Rural contribui para redução da criminalidade na área do 25º BPM de Umuarama

Instituído pelo governo do Paraná em 2022, o programa de Patrulha Rural tem se destacado na redução da criminalidade nas áreas rurais sob jurisdição do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) em Umuarama.

O programa atende atualmente 350 agricultores, incluindo 87 em Umuarama, por meio de duas equipes compostas por três policiais cada. Uma equipe atende à área da 1ª Companhia sediada no município, enquanto a outra se dedica à 2ª Companhia em Iporã.

“Nosso serviço inclui visitas aos proprietários rurais, compartilhamento de dicas de segurança rural e intensificação do policiamento. Quando ocorrem ocorrências, como furto ou roubo de gado e maquinário, somos os responsáveis pelo atendimento”, explica o tenente Hélio Carvalho Martins Filho, responsável pelo programa.

Entre as da Patrulha Rural estão a colocação de placas de sinalização nas propriedades cadastradas, indicando que elas estão sob a proteção do programa. Segundo o tenente, isso desestimula a ação de criminosos. “As propriedades que foram cadastradas nunca foram furtadas ou roubadas, no geral, também houve diminuição de furtos e roubos de gado nestas regiões”, revela o tenente.

O cadastro de propriedades é simples e pode ser feito através do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), pelo número 190, ou diretamente no Batalhão. Além disso, o programa mantém uma presença no Instagram do 25º BPM, onde os proprietários podem enviar mensagens e agendar visitas. Os cadastros são vinculados a um sistema que fornece coordenadas geográficas, agilizando a resposta da polícia em casos de ocorrências.

“Se acontecer um furto em uma propriedade em Xambrê, por exemplo, e o proprietário não conseguir explicar ao certo o local, o Copom vai passar a localização para a equipe e a viatura consegue chegar bem mais rápido no local”, detalha.

“É um programa muito importante porque traz mais segurança para a propriedade e para toda a região”, afirma o agricultor Luiz Messias de Andrade, que tem uma propriedade em Serra dos Dourados.

O programa não beneficia apenas áreas rurais, mas também impacta positivamente as comunidades urbanas, fortalecendo a confiança da população na polícia e contribuindo para a segurança geral. No entanto, desafios surgem devido à vastidão da área de cobertura, o que limita a capacidade de atendimento.

“São mais de 4 mil quilômetros de estradas rurais. Fazemos o máximo esforço, mas, às vezes, não conseguimos fazer revisitas em todas as propriedades devido à nossa equipe limitada”, comenta.

Para superar esses desafios, o programa está em processo de expansão, com a formação de novos soldados e a alocação de recursos adicionais para atender tanto às necessidades da área urbana quanto às áreas rurais.

“Estamos formando 53 novos soldados. Já levamos a demanda para o comando do Batalhão e estamos estudando, de maneira adequada, a divisão tanto para a sede de Umuarama, quanto para os Destacamentos. Talvez tenhamos a ampliação de um ou dois policiais para a Patrulha Rural”, finaliza.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

13 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

28 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

49 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais