Foto: 25º BPM
Instituído pelo governo do Paraná em 2022, o programa de Patrulha Rural tem se destacado na redução da criminalidade nas áreas rurais sob jurisdição do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) em Umuarama.
O programa atende atualmente 350 agricultores, incluindo 87 em Umuarama, por meio de duas equipes compostas por três policiais cada. Uma equipe atende à área da 1ª Companhia sediada no município, enquanto a outra se dedica à 2ª Companhia em Iporã.
“Nosso serviço inclui visitas aos proprietários rurais, compartilhamento de dicas de segurança rural e intensificação do policiamento. Quando ocorrem ocorrências, como furto ou roubo de gado e maquinário, somos os responsáveis pelo atendimento”, explica o tenente Hélio Carvalho Martins Filho, responsável pelo programa.
Entre as da Patrulha Rural estão a colocação de placas de sinalização nas propriedades cadastradas, indicando que elas estão sob a proteção do programa. Segundo o tenente, isso desestimula a ação de criminosos. “As propriedades que foram cadastradas nunca foram furtadas ou roubadas, no geral, também houve diminuição de furtos e roubos de gado nestas regiões”, revela o tenente.
O cadastro de propriedades é simples e pode ser feito através do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), pelo número 190, ou diretamente no Batalhão. Além disso, o programa mantém uma presença no Instagram do 25º BPM, onde os proprietários podem enviar mensagens e agendar visitas. Os cadastros são vinculados a um sistema que fornece coordenadas geográficas, agilizando a resposta da polícia em casos de ocorrências.
“Se acontecer um furto em uma propriedade em Xambrê, por exemplo, e o proprietário não conseguir explicar ao certo o local, o Copom vai passar a localização para a equipe e a viatura consegue chegar bem mais rápido no local”, detalha.
“É um programa muito importante porque traz mais segurança para a propriedade e para toda a região”, afirma o agricultor Luiz Messias de Andrade, que tem uma propriedade em Serra dos Dourados.
O programa não beneficia apenas áreas rurais, mas também impacta positivamente as comunidades urbanas, fortalecendo a confiança da população na polícia e contribuindo para a segurança geral. No entanto, desafios surgem devido à vastidão da área de cobertura, o que limita a capacidade de atendimento.
“São mais de 4 mil quilômetros de estradas rurais. Fazemos o máximo esforço, mas, às vezes, não conseguimos fazer revisitas em todas as propriedades devido à nossa equipe limitada”, comenta.
Para superar esses desafios, o programa está em processo de expansão, com a formação de novos soldados e a alocação de recursos adicionais para atender tanto às necessidades da área urbana quanto às áreas rurais.
“Estamos formando 53 novos soldados. Já levamos a demanda para o comando do Batalhão e estamos estudando, de maneira adequada, a divisão tanto para a sede de Umuarama, quanto para os Destacamentos. Talvez tenhamos a ampliação de um ou dois policiais para a Patrulha Rural”, finaliza.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais