Foto: PMU

Umuarama

Conselho Municipal de Assistência Social elege representantes que comporão nova gestão

Foto: PMU
Conselho Municipal de Assistência Social elege representantes que comporão nova gestão
Redação
OBemdito
2 de setembro de 2023 15h06

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) elegeu nesta semana os representantes que irão compor a nova gestão no biênio 2023-2025. A assembleia geral de eleição foi realizada na tarde da última quinta-feira, 31, na Secretaria-Executiva dos Conselhos, conduzida pela atual presidente Annie Cristiny Lopes de Araújo de Lima.

“A participação e o envolvimento da sociedade civil nos conselhos têm diminuído. Receber as pessoas no dia da eleição traz um novo ânimo. O engajamento da sociedade civil desempenha papel crucial na eficácia e articulação da política. Todos são bem-vindos”, disse a presidente, durante a votação. Para a realização do pleito, a comissão eleitoral dividiu os candidatos em grupos de candidatos/eleitores.

Na categoria das entidades e organizações de assistência social, conforme a facilitadora Gláucia Yamamoto Moreno de Freitas, o regulamento prevê quatro vagas e a forma de eleição fica a critério do segmento, que optou pelo voto secreto.

Após a contagem dos votos, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) foi eleito titular no primeiro turno com quatro votos e houve empate entre quatro entidades, com três votos cada – Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Clubes de Mães e Fundação Cândido Garcia.

Na eleição de desempate, para escolha de três entidades titulares foram vencedoras a Apae, a Associação dos Clubes de Mães e a Fundação Cândido Garcia, ficando como suplentes – para o caso de vacância de titulares – a AMA, depois a Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), em terceiro a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram) e por fim Projeto Obras de Misericórdia – Lar Santa Faustina.

Na votação do grupo dos representantes dos trabalhadores do setor, coordenado pela facilitadora Márcia de Souza Lara, por voto aberto foram eleitos três dos quatro representantes. Em primeiro ficou o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 11ª Região Paraná, em segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em terceiro o Conselho Regional de Psicologia – 8ª Região.

A quarta vaga permaneceu aberta. As entidades, instituições e organizações eleitas devem indicar seus representantes (titular e suplente) até o próximo dia 4.

Na assembleia foram eleitos também os representantes do grupo dos usuários e de organizações dos usuários da assistência social, coordenado pela facilitadora Débora Mendes Baggio. Por aclamação, as quatro vagas desta categoria terão como titulares Edite Rodrigues dos Anjos e Noemia de Souza Oliveira, usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI), Nina Castilho Fernandez de Santana, usuária do Cras II, e Paulo Roberto Nunes da Silveira, usuário da Associação Casa da Sopa Dr. Leopoldino. O único suplente eleito foi Edson de Oliveira, também usuário da Casa da Sopa. As demais vagas ficaram abertas.

(Com informações assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.