Paraná

Paranaense atinge 113 anos e compartilha segredo da longevidade: Nunca casar

Selvino Jesus de Oliveira, o idoso mais longevo de Santa Izabel do Oeste, sudoeste do Paraná, nasceu em julho de 1910 e alcançou a marca de 113 anos neste ano. Ele é parente de Vanilde Banfi e reside com sua família na Comunidade Anta Gorda.

Devido à sua idade avançada Selvino enfrenta dificuldades auditivas e de fala. O assessor do município relatou que ao chegar à casa do idoso, abraçou-o e tentou se comunicar em alto volume, comentando sobre sua aparência, porém, sem sucesso de audição. Após várias tentativas por parte da família, ele sussurrou a palavra “feio!”, provocando risos entre todos.

A rotina diária do idoso é limitada entre seu quarto e a sala e são seus familiares que fornecem os detalhes de sua história. “Ele veio de Mangueirinha. O registro de nascimento se deteriorou ao longo dos anos e o cartório onde foi registrado foi destruído por um incêndio. No entanto, ele ainda possui sua carteira de trabalho e CPF, que confirmam sua data de nascimento”, relata a prima Izolete Banfi.

“Há cinco anos ele se movimentava por toda parte, desaparecia se o deixássemos solto, mas fomos restringindo isso devido à idade. No passado passou a vida inteira trabalhando com as mãos confeccionando cestas”, explica Vanilde.

De acordo com a família quando ainda era capaz de se expressar verbalmente Selvino costumava brincar que o segredo para uma vida longa era não se casar e é assim que ele chegou até essa idade avançada.

Um entusiasta de bocha ele participou de jogos na Comunidade Anta Gorda por muitos anos. No ano passado, a família o levou a uma festa onde pôde observar à distância o esporte que tanto o divertia.

Quanto às suas preferências, Selvino não abre mão de sua cuia de chimarrão diária. Sua alimentação, assim como a de outra centenária visitada é totalmente caseira e fresca, sem produtos industrializados. Sua dieta inclui alimentos preparados com banha de porco, carne, polenta, mandioca e o feijão que é seu favorito e nunca pode faltar.

Selvino não teve filhos e foi criado por sua avó. Quando chegou a Santa Izabel do Oeste há meio século, veio com problemas de saúde, incluindo bronquite e foi a família Banfi que cuidou dele. Há dois meses ele sofreu um acidente que resultou em uma clavícula quebrada. Ele está recebendo um cuidado atencioso e mesmo em idade tão avançada sua recuperação é notável.

Na despedida mostrou sua vitalidade: se levantou, caminhou até a área externa e fez um sinal de positivo.

(Com informações Catve)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

52 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais