Foto: Assessoria PMU
Umuarama figura entre as cidades mais arborizadas no Paraná, com mais de 95% de sua área urbana contando com alguma espécie arbórea, segundo o IBGE. E para garantir a continuidade da proteção da qualidade ambiental é que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lançou o Projeto Mais Sombra, que indica, dentre outros pontos, a escolha correta das espécies para o plantio.
A falta de planejamento e a escolha de árvores inadequadas já foram responsáveis por causar muitos danos em imóveis, calçadas e vias públicas. “Algumas espécies, bastante utilizadas no passado, hoje são proibidas nas áreas urbanas de Umuarama, como alfineiro, grevílea e Santa Bárbara, entre outras. Essas espécies causavam levantamento de calçadas, danos a redes elétricas, de comunicação e de saneamento, além do risco da queda de galhos”, relata Fernanda Periard Mantovani, tecnóloga ambiental da Prefeitura de Umuarama.
Ela conta que o Projeto Mais Sombra foi pensado como uma forma de estimular a população a plantar mais árvores, além de conscientizar a todos da importância da arborização urbana.
“A arborização urbana tem papel importante não só esteticamente falando, já que transforma visualmente a cidade, mas também no aspecto social, estético e econômico, além de favorecer o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente”, observa.
Desde que foi instituído o Plano de Arborização Urbana do Município de Umuarama, no ano de 2020, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, busca ter um controle preciso de todo o sistema de planejamento, conservação, reposição, manejo e expansão da arborização e das áreas verdes urbanas.
“As árvores existentes nas calçadas, canteiros viários, praças e parques do perímetro urbano, tanto da sede do município quanto nos distritos, são consideradas bens públicos. Desta forma, a responsabilidade da administração municipal é muito grande, desde o gerenciamento de novas espécies, assim como os cuidados com espécies já antigas”, comenta Matheus Michelan Batista, diretor de Meio Ambiente.
NOVOS LOTEAMENTOS
Para aprovar um novo loteamento em Umuarama, a administração municipal exige do responsável pela obra, o projeto de arborização, assim como plantio das espécies e demais cuidados estabelecidos em lei municipal. Todo cidadão que quiser plantar uma árvore em frente de sua residência deve procurar a divisão de Meio Ambiente na Prefeitura.
“Dentre outras, nós estimulamos o plantio de espécies como o manacá da serra, ipê-amarelo e quaresmeira, consideradas de pequeno porte, e cássia do nordeste e acácia chuva de ouro, de médio porte. É uma forma de garantirmos segurança e manter critérios técnicos e paisagísticos de nossa cidade”, detalhou a tecnóloga.
Ela acrescenta que para solicitar uma muda, o morador deve apresentar cópia de documentos pessoais (RG, CPF) e um comprovante de endereço de onde quer que seja plantada a árvore.
“No momento seguinte a diretoria desloca um biólogo, que visita o local e emite uma autorização com a melhor espécie para o local, de acordo com cada situação. Após esse trâmite, o cidadão pode retirar gratuitamente a espécie no Viveiro Municipal. Vale lembrar que a Prefeitura só fornece mudas para serem plantadas nas calçadas das casas – e não para áreas internas”, informa, acrescentando que o telefone da Divisão de Meio Ambiente é (44) 3621-4141, ramal 101.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais