Foto: Colaboração/OBemdito
Rafaela da Luz, moradora do Conjunto Residencial Guarani I de Umuarama, teve um tremendo susto na noite desta quinta-feira (24), após seu filho, de 13 anos, encontrar um escorpião amarelo em sua residência, localizada na rua Santa Efigênia. De acordo com ela, esta foi a 6ª vez que ela encontra a espécie dentro da casa em um período de aproximadamente um ano e meio.
O animal foi descoberto por volta das 21h, quando o filho adolescente de Rafaela estava caminhando da edícula para dentro de casa e notou o animal em uma parede próxima ao pote de ração e água dos cachorros. Ele chamou a mãe e uma amiga que estavam jantando juntas e ambas se depararam com o aracnídeo.
Aproveitando que o escorpião se alimentava de um pequeno besouro, a amiga de Rafaela conseguiu capturar o animal dentro de um pote de plástico. Ambas ficaram apavoradas principalmente pelo comportamento do bicho – que mede aproximadamente 5 centímetros -, que estava pronto para atacá-las no primeiro deslize.
Ao OBemdito, a mulher disse que este é o sexto escorpião que ela já encontrou dentro de um ano e meio. Em todas as situações se tratavam da espécie amarela, que é a mais perigosa de toda a América Latina. “Todos amarelos. Em lugar que tem o amarelo não tem o preto”, explicou a moradora.
Os escorpiões já foram encontrados no quarto, na sala, na edícula e até no banheiro da residência. “Em todo canto da casa”, lamentou Rafaela.
Ao fim, a moradora disse que iria contatar a Vigilância Ambiental na manhã de hoje (sexta, 25), para que fosse feito o procedimento para verificação de possíveis criadouros do aracnídeo na região.
A Vigilância Ambiental de Umuarama orienta a população para em casos de encontros com a espécie, que seja feito o contato por telefone (44) 3639-1930, para que especialistas identifiquem e façam a retirada do animal com os devidos cuidados.
Em caso de picada, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente, indo à Unidade Básica de Saúde mais próxima, ao Pronto Atendimento ou um hospital.
Os escorpiões gostam de habitar espaços onde há restos de construções ou áreas onde há madeiras. A alimentação está baseada em baratas, grilos e aranhas, por isso a importância de manter o quintal em ordem.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais