Foto: Colaboração/OBemdito

Cotidiano

Moradora do Guarani I encontra sexto escorpião em pouco mais de um ano: ‘Todos amarelos’

O filho da moradora encontrou o aracnídeo próximo aos potes de ração e água dos animais

Foto: Colaboração/OBemdito
Moradora do Guarani I encontra sexto escorpião em pouco mais de um ano: ‘Todos amarelos’
Redação
OBemdito
25 de agosto de 2023 12h38

Rafaela da Luz, moradora do Conjunto Residencial Guarani I de Umuarama, teve um tremendo susto na noite desta quinta-feira (24), após seu filho, de 13 anos, encontrar um escorpião amarelo em sua residência, localizada na rua Santa Efigênia. De acordo com ela, esta foi a 6ª vez que ela encontra a espécie dentro da casa em um período de aproximadamente um ano e meio.

O animal foi descoberto por volta das 21h, quando o filho adolescente de Rafaela estava caminhando da edícula para dentro de casa e notou o animal em uma parede próxima ao pote de ração e água dos cachorros. Ele chamou a mãe e uma amiga que estavam jantando juntas e ambas se depararam com o aracnídeo.

Aproveitando que o escorpião se alimentava de um pequeno besouro, a amiga de Rafaela conseguiu capturar o animal dentro de um pote de plástico. Ambas ficaram apavoradas principalmente pelo comportamento do bicho – que mede aproximadamente 5 centímetros -, que estava pronto para atacá-las no primeiro deslize.

Ao OBemdito, a mulher disse que este é o sexto escorpião que ela já encontrou dentro de um ano e meio. Em todas as situações se tratavam da espécie amarela, que é a mais perigosa de toda a América Latina. “Todos amarelos. Em lugar que tem o amarelo não tem o preto”, explicou a moradora.

Os escorpiões já foram encontrados no quarto, na sala, na edícula e até no banheiro da residência. “Em todo canto da casa”, lamentou Rafaela.

Ao fim, a moradora disse que iria contatar a Vigilância Ambiental na manhã de hoje (sexta, 25), para que fosse feito o procedimento para verificação de possíveis criadouros do aracnídeo na região.

Cuidados

A Vigilância Ambiental de Umuarama orienta a população para em casos de encontros com a espécie, que seja feito o contato por telefone (44) 3639-1930, para que especialistas identifiquem e façam a retirada do animal com os devidos cuidados.

Em caso de picada, a pessoa deve procurar ajuda médica imediatamente, indo à Unidade Básica de Saúde mais próxima, ao Pronto Atendimento ou um hospital.

Os escorpiões gostam de habitar espaços onde há restos de construções ou áreas onde há madeiras. A alimentação está baseada em baratas, grilos e aranhas, por isso a importância de manter o quintal em ordem.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.