Umuarama

Câmara deverá responder MP sobre possíveis irregularidades no aumento de cadeiras

A Câmara de Vereadores de Umuarama deverá encaminhar, nos próximos dias, resposta a um questionamento feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), em Curitiba, sobre o aumento para 17 cadeiras a partir de 2025. O pedido foi feito depois de uma denúncia no MP, em Umuarama, que resultou na abertura de inquérito para apurar possíveis irregularidades na sessão extraordinária que aprovou a resolução permitindo a alteração.

Na denúncia, que foi apresentada ao órgão, é questionado o fato do Projeto de Lei, aprovado em 2022, que prevê o restabelecimento das vagas cortadas anteriormente, ter sido aprovado com quebra de interstício, ou seja, sem rspeitar o prazo regimental previsto entre as votaçoes em 1º e 2º turno.

“Nenhuma lei pode ser aprovada sem passar por duas sessões. O nosso regimento interno, que rege o funcionamento do poder Legislativo, não deve ter interferência dos outros poderes, porque tudo precisa caminhar de forma harmônica e, regimento, diz que podemos quebrar o interstício”, explica o procurador Jurídico da Câmara, Diemerson Castilho.

“Na sessão em que a lei foi aprovada houve um pedido e os vereadores entenderam que poderia quebrar o interstício porque a matéria estava sendo discutida deste 2017”, completa.

Legalidade

Conforme o procurador, a Casa precisa adequar o número de cadeiras com a legislação atual e o caminho foi fazer uma ponte entre à Lei Orgânica, que estabelece 19 vagas, e a constituição, que define 17. “Em 2004, saiu uma resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], naquela época o tribunal disse que os municípios de 80 a 120 mil habitantes deveriam 10 vagas”, detalha e segue:

“Nessa resolução foi dito que a regra valeria até que uma Emenda Constitucional fosse estabelecida, o que aconteceu em 1997 com uma alteração. Nesse momento se estabeleceu que as cidades entre 80 e 120 mil habitantes poderiam ter até 17 vagas”, resumiu ao justificar o aumento de 10 para 17 cadeiras.

Aumento de representatividade

Para o procurador jurídico da Câmara, além de harmonizar com o que rege a Constituição Federal, a manutenção das 17 cadeiras no Legislativo de Umuarama, também aumenta a representatividade da população na Casa e destrava o trabalho parlamentar.

“Muitas vezes o trabalho acaba sendo paralisado por conta da ausência de parlamentares suficientes para determinados procedimentos como a composição de Comissões ou instalação de CPIs (Comissões Parlamentar de Inquérito”, destaca.

Segundo o procurador, o aumento de cadeiras não significa reajuste de despesas, pois os recursos enviados pelo poder Executivo para a manutenção da Casa é o mesmo, independente do número de vereadores. “O percentual de recursos enviados não muda. É o mesmo valor com 10 ou 17”, argumenta.

Prazo

Conforme Diemerson, as respostas ao MP deverão ser encaminhadas nos próximos dias, pois ainda não finalizou o prazo final para a manifestação da Câmara. “Vamos encaminhar as respostas e esperar a manifestação do MP pela constitucionalidade ou não da lei”, afirma. “O posicionamento da Casa, por enquanto, é de discutir judicialmente. Mas vamos respeitar a decisão”, finaliza.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

21 minutos ago

Vídeo mostra ‘Magrão’ indicando local onde primas de Cianorte foram encontradas

Um vídeo divulgado neste sábado (22) pelo Portal Victor Hugo Notícias mostra o momento em…

41 minutos ago

McDia Feliz acontece neste sábado em Umuarama em apoio à Uopeccan

Campanha ocorre neste sábado (22) e recursos destinados à Uopeccan vão apoiar projetos de combate…

55 minutos ago

Carro atropela boi na PR-581 em Assis Chateaubriand e duas passageiras ficam feridas

Acidente aconteceu na noite de sexta-feira (21), em Assis Chateaubriand; entre as vítimas está uma…

1 hora ago

Moradora encontra casa arrombada ao chegar em Icaraíma

Porta e janela da residência foram danificadas, mas, a princípio, nenhum objeto foi levado do…

1 hora ago

Carro de Umuarama capota após colisão na PR-486; casal e crianças ficaram feridos

Honda City com placas de Umuarama levava um homem, uma mulher e duas crianças; ocupantes…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais