Saúde

Umuarama: obstetra faz capacitação a médicos e enfermeiros sobre aleitamento materno

Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham: este é o tema da Campanha Nacional de Amamentação de 2023. E sobre essa determinação a Secretaria Municipal de Saúde estruturou as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado a falar sobre a importância do aleitamento materno – tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Uma das ações foi realizada no último dia 10, com uma capacitação especial para médicos e enfermeiros das unidades de saúde, com palestra proferida pela ginecologista Marcela Chiavari Frederico.

A médica destacou a importância das ações voltadas à prevenção e promoção da saúde da população que podem ser conquistadas por meio da amamentação correta.

“O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Ele é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê”, apontou.

Marcela reforçou que até os seis meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro tipo de líquido ou alimento.

“As mães também têm uma série de vantagens ao amamentar, como o fortalecimento de maneira inigualável do elo com os filhos, o aleitamento permite ainda uma recuperação pós-parto mais veloz e riscos reduzidos de desenvolver algumas doenças importantes”, explicou.

Ela chamou a atenção para o fato de que, após o nascimento do filho, a mãe passa por alterações naturais nos níveis de hormônios, logo, a queda de estrogênio e progesterona, hormônios produzidos em abundância durante a gravidez, ocasionam desequilíbrios que vão desde a queda de cabelo até alterações no humor e no desejo sexual.

“O leite materno é um alimento completo, de fácil digestão e rico em anticorpos. Ele ainda protege a criança de muitas doenças, além de não ter custo”, analisou, acrescentando que a amamentação previne hemorragias maternas no pós-parto e reduz o risco de câncer de mama e de ovários.

A enfermeira Rafale Hasegawa Misse, coordenadora dos programas de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, comenta que a ginecologista abordou ainda temas como as alterações no corpo das mulheres e a humanização no atendimento a saúde da mulher.

“A campanha Agosto Dourado possui esse nome pois está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano. O treinamento com a obstetra Dra. Marcela foi uma das várias ações que ocorrerão no decorrer deste mês e é muito importante que todas as mães participem”, concluiu.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

5 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

30 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais