Foto: Divulgação/Observatório Heller & Jung
Fotógrafos e entusiastas de astronomia podem se preparar para um verdadeiro espetáculo que está marcado para o céu noturno do dia 30 de agosto: a Lua Azul. O fenômeno é uma superlua – quando o satélite está no ponto mais próximo da órbita terrestre – e acontece toda vez que uma segunda lua cheia se repete no mesmo mês.
Na noite desta segunda-feira (31) e também nesta terça (1º) a lua está em fase de cheia e está em seu ponto mais próximo da Terra, caracterizando uma superlua. Esta é a chance de fotógrafos de registrarem o astro em seu grande esplendor. Já no dia 30, o evento se repetirá e por se tratar de uma segunda lua cheia no mesmo mês, recebe o nome de Lua Azul.
Apesar do nome “azul”, não é esperado que o satélite tenha uma cor diferente, porém ele deverá aparecer consideravelmente maior e mais brilhante aos observadores.
A lua dá uma volta inteira na Terra a cada 27,3 dias, segundo a Nasa. Ao longo desse período se sucedem as fases, cada uma com aproximadamente sete dias: nova, crescente, cheia e minguante. Cada volta demora demora menos de um mês, então ocasionalmente a fase “cheia” se repete no mesmo mês.
A trajetória nunca é um círculo exato, e sim uma elipse, como se fosse um círculo achatado. Quando o satélite está mais próximo da terra, recebe o nome de perigeu, ficando a 362 mil quilômetros da terra. No ponto mais distante, chamado apogeu, ela fica a cerca de 405 mil quilômetros.
As duas luas cheias de agosto acontecem quando a lua está no ponto mais próximo da Terra, daí serem chamadas superluas. E toda vez que ocorrem duas luas cheias no mesmo mês, a segunda é chamada lua azul. Daí termos, no final de agosto, a superlua azul.
Nesta terça-feira a lua estará a 357.530 quilômetros de distância da Terra. Em 30 de agosto a distância será ainda menor: 357.344 quilômetros.
Quando a lua está cheia e no perigeu, surge 7% maior (por sua proximidade da Terra) e 15% mais brilhante (porque reflete mais luz do sol para a Terra) do que uma lua cheia normal.
(Com informações Uol)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais