Umuarama

Empresários reclamam de lentidão em obras na Avenida Tiradentes

As obras de melhorias na Avenida Tiradentes têm causado transtornos aos empresários que atuam naquela região.

Indignados com a situação eles procuraram a equipe de reportagem de OBemdito.  Segundo eles, as obras tiveram início em outubro do ano passado, mas está muito longe de ser concluída.  “Além dos reflexos da pandemia que diminuiu o movimento na nossa loja, essa obra também tem atrapalhado”, disse Orivaldo Aparecido Rodrigues.

Muitos problemas têm surgido, segundo relatos dos empresários, entre eles muita poeira, barulho exorbitante e bocas de lobo abertas e que oferecem risco aos pedestres. “Sabemos que essas melhorias são importantes, mas com essa poeira nossos clientes sumiram. Já falamos com a Prefeitura para molhar umas quatro vezes ao dia aqui e amenizar, mas isso não acontece”, destacou Rafael Barbeiro, empresário.

A avenida Tiradentes teve a pista de tráfego alargada, reformulação do canteiro central, além de diminuição no espaçamento das calçadas. O trecho em execução é do viaduto da PR-323 até o cruzamento com Avenida Liberdade.

“Todos os dias nós temos que lavar aqui, é tanta poeira que tem peças da minha loja que eu não consigo vender. Pode chegar hoje que já fica tudo empoeirado. Não tem nada que amenize isso”, lamentou um dos empresários.

OBemdito procurou a Prefeitura. A assessoria do prefeito Celso Pozzobom se manifestou por nota:

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação informa que tem cobrando constantemente a empresa responsável pela revitalização da Avenida Tiradentes, na entrada da cidade, sobre os incômodos causados a usuários e comerciantes estabelecidos naquela região. Sobre a poeira, a justificativa é que, com o tempo muito seco, mesmo jogando água regularmente com o caminhão-pipa o problema tem sido inevitável. Esclarece que como é necessária a utilização de máquinas pesadas para as obras, mesmo como todos os cuidados não há como eliminar ou amenizar o barulho.
O prazo inicial para execução desta etapa (entre o viaduto da PR-323 e o cruzamento com a Avenida Liberdade) expira esse mês, porém terá de ser aditado devido a atrasos justificados pela empresa. Os serviços compreendem drenagem, recapeamento e pavimentação asfáltica (alargamento da pista), calçamento em paver, assentamento de meio-fio, implantação de ciclovia, paisagismo e sinalização. O investimento na modernização da Avenida Tiradentes (em toda a sua extensão) será de R$ 2.565.130,54.

Confira a entrevista com os empresários:

Legare Filho

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais