Umuarama

Empresários reclamam de lentidão em obras na Avenida Tiradentes

A obra começou em outubro do ano passado e está sendo executada por uma empresa terceirizada

FOTO: Ricardo Trindade
Empresários reclamam de lentidão em obras na Avenida Tiradentes
Legare Filho
OBemdito
15 de abril de 2021 07h10

As obras de melhorias na Avenida Tiradentes têm causado transtornos aos empresários que atuam naquela região.

Indignados com a situação eles procuraram a equipe de reportagem de OBemdito.  Segundo eles, as obras tiveram início em outubro do ano passado, mas está muito longe de ser concluída.  “Além dos reflexos da pandemia que diminuiu o movimento na nossa loja, essa obra também tem atrapalhado”, disse Orivaldo Aparecido Rodrigues.

Muitos problemas têm surgido, segundo relatos dos empresários, entre eles muita poeira, barulho exorbitante e bocas de lobo abertas e que oferecem risco aos pedestres. “Sabemos que essas melhorias são importantes, mas com essa poeira nossos clientes sumiram. Já falamos com a Prefeitura para molhar umas quatro vezes ao dia aqui e amenizar, mas isso não acontece”, destacou Rafael Barbeiro, empresário.

A avenida Tiradentes teve a pista de tráfego alargada, reformulação do canteiro central, além de diminuição no espaçamento das calçadas. O trecho em execução é do viaduto da PR-323 até o cruzamento com Avenida Liberdade.

“Todos os dias nós temos que lavar aqui, é tanta poeira que tem peças da minha loja que eu não consigo vender. Pode chegar hoje que já fica tudo empoeirado. Não tem nada que amenize isso”, lamentou um dos empresários.

OBemdito procurou a Prefeitura. A assessoria do prefeito Celso Pozzobom se manifestou por nota:

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação informa que tem cobrando constantemente a empresa responsável pela revitalização da Avenida Tiradentes, na entrada da cidade, sobre os incômodos causados a usuários e comerciantes estabelecidos naquela região. Sobre a poeira, a justificativa é que, com o tempo muito seco, mesmo jogando água regularmente com o caminhão-pipa o problema tem sido inevitável. Esclarece que como é necessária a utilização de máquinas pesadas para as obras, mesmo como todos os cuidados não há como eliminar ou amenizar o barulho.
O prazo inicial para execução desta etapa (entre o viaduto da PR-323 e o cruzamento com a Avenida Liberdade) expira esse mês, porém terá de ser aditado devido a atrasos justificados pela empresa. Os serviços compreendem drenagem, recapeamento e pavimentação asfáltica (alargamento da pista), calçamento em paver, assentamento de meio-fio, implantação de ciclovia, paisagismo e sinalização. O investimento na modernização da Avenida Tiradentes (em toda a sua extensão) será de R$ 2.565.130,54.

Confira a entrevista com os empresários:

LEIA TAMBÉM