O piloto Jonas Julião e os servidores Heitor Genowei Junior (Juninho do Posto) e Felipe Furquim de Oliveira

Paraná

Quem são os passageiros e o piloto do avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar

Aviões da FAB e do governo do Estado seguem as buscas para encontrar Felipe Furquim, Juninho do Posto e Jonas Julião (piloto)

O piloto Jonas Julião e os servidores Heitor Genowei Junior (Juninho do Posto) e Felipe Furquim de Oliveira
Quem são os passageiros e o piloto do avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar
Leonardo Revesso
OBemdito
4 de julho de 2023 12h09

A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou na manhã desta terça-feira (4) as buscas aos três umuaramenses que desapareceram em uma aeronave de pequeno porte na Serra do Mar. A FAB utiliza um avião com sistema que permite a identificação de peças de alumínio e outros recursos de ponta em longa distância.

O tempo é considerado bom nesta manhã, mas a mata fechada na Serra do Mar, com densa vegetação, dificulta o trabalho das equipes. Também estão envolvidos na operação pilotos em helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e equipes do 8º GB (Grupamento de Bombeiros), que atuam em solo, dentro da selva.

Veja quem são os três desaparecidos. 

Felipe Furquim de Oliveira

Felipe Furquim de Oliveira, 35 anos, é bacharel em Direito pela Unipar. Começou a trabalhar no IAP (Instituto Ambiental do Paraná) como técnico, na área de projetos) e de 2019 a 2022 chefiou o escritório regional do órgão, hoje chamado IAT (Instituto Água e Terra). 

Deixou o cargo para, a convite do governador Ratinho Junior, assumir como diretor geral da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo). Casado, pai de uma criança ainda pequena, recuou da pasta para permanecer mais próximo da família, em Umuarama. Assumiu então como diretor da Casa Civil, função que exerce no momento. 

Em 2022, Felipe Furquim foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de reeleição de Marcio Nunes à Assembleia Legislativa do Paraná. 

Furquim já fez ações humanitárias no Vietnã e no Camboja.

Heitor Genowei Junior

Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto, 42 anos, pode ser considerado um case de sucesso em sua vida profissional. Começou como frentista e hoje faz parte da sociedade de uma rede de postos e de uma distribuidora de combustíveis em Umuarama.

Se ausentou da administração dos negócios para assumir como superintendente da Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo. Esta é sua primeira função pública no governo. Na pré-campanha de 2020 seu nome foi cotado para disputar a Prefeitura de Umuarama, mas ele declinou do convite, e apoiou Celso Pozzobom, que foi reeleito.

Jonas Borges Julião, empresário e piloto

Jonas Borges Julião é dono de uma empresa de instalação de ar condicionado automotivo em Umuarama e piloto autorizado para aeronaves de pequeno porte. 

Voavam com destino a Paranaguá

Eles decolaram do aeroporto regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50. Estavam na aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de propriedade particular, e não chegaram ao destino, a cidade de Paranaguá, no litoral do Estado, onde deveriam cumprir uma agenda de trabalho. 

O bimotor de pequeno porte sumiu do radar na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba. A última comunicação feita pelo piloto foi feita às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.

Sobre a aeronave

A aeronave encontra-se em situação regular no sistema da Anac (Agência Nacional de Aviação). Dois pilotos experientes ouvidos por OBemdito informaram que o fato de o avião ser antigo, de 1974 (portanto com 49 anos de uso) não representa que não seja seguro, desde que esteja com a manutenção em dia.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.