Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Governo Federal divulgou, nesta semana, os critérios para distribuição gratuita de absorventes em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas. A estimativa é que mais de 24 milhões de meninas e mulheres sejam atendidas.
O público-alvo são mulheres inscritas no Cadastro Único, em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas. Conforme Portaria Interministerial nº729 de 2023.
O Ministério da Saúde ressalta que milhares de meninas e mulheres não têm acesso a absorventes no país “e, em consequência, meninas deixam de frequentar aulas por vergonha, e mulheres usam formas inadequadas de contenção do fluxo, como papel higiênico e até miolo de pão”.
O programa tem como objetivo combater a pobreza menstrual, a falta de acesso a produtos de higiene, outros itens necessários no período da menstruação, a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição, garantir os cuidados básicos de saúde, desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual e estão previstos cursos de capacitação de agentes públicos para esclarecer sobre a dignidade menstrual, além de campanhas publicitárias.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais