O Professor Marcelo Marques do Departamento de Meio Ambiente da UEM em Umuarama - Foto: Arquivo pessoal

Umuarama

Professor da UEM Umuarama fala sobre trabalho e pesquisa para a sustentabilidade e conservação

O Professor Marcelo Marques do Departamento de Meio Ambiente da UEM em Umuarama - Foto: Arquivo pessoal
Professor da UEM Umuarama fala sobre trabalho e pesquisa para a sustentabilidade e conservação
Redação
OBemdito
5 de junho de 2023 19h09

Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, OBemdito traz uma série de entrevistas destacando o trabalho de pesquisadores e educadores de Umuarama na área ambiental. Todos os dias, apresentaremos uma nova entrevista, proporcionando uma visão aprofundada dos desafios e oportunidades na conservação e sustentabilidade.

Acompanhe-nos nesta jornada inspiradora ao longo da semana, à medida que exploramos tópicos variados desde pesquisas inovadoras até o papel da tecnologia na preservação do meio ambiente. Juntos, celebraremos a Semana Nacional do Meio Ambiente e a importância da ação coletiva para um futuro mais verde.

O nosso entrevistado é o Professor Marcelo Marques do Departamento de Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maringá UEM), no Campus de Umuarama. O docente é Graduado em Engenharia Civil, mestre e doutor em Engenharia Ambiental e Coordena o Núcleo de Pesquisa em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (Nupehidro) com pesquisas realizadas em corpos hídricos de países das Américas, Europa, Ásia e África.

OBemdito: Obrigado por dedicar seu tempo para esta entrevista, Professor. A Universidade Estadual de Maringá é uma instituição de grande importância para a região de Umuarama. Poderia nos contar sobre o papel que a UEM desempenha em termos de pesquisas na área ambiental?

Professor: Pois não, eu que agradeço a oportunidade. A UEM tem um papel fundamental na área ambiental. De todos os 63 cursos de graduação da UEM, os únicos dois cursos na área ambiental estão localizados em Umuarama, oferecendo cursos e realizando pesquisas científicas e atividades de extensão voltadas para a sustentabilidade e conservação.

Nosso papel é também educar os futuros profissionais para que eles compreendam a importância da busca por soluções sustentáveis em suas respectivas áreas de atuação.

OBemdito: Interessante, professor. Agora, poderia nos contar um pouco mais sobre sua área de especialização, a simulação computacional, e como ela se aplica ao estudo do meio ambiente?

Professor: A simulação computacional nos permite prever comportamentos de sistemas complexos. Alguns sistemas envolvem a interação com o homem, como modelagem de qualidade do ar, de processos de tratamento de águas residuais, modelagem de resíduos sólidos. Outros são sistemas complexos naturais, como modelagem hidrológica, climática e modelagem de ecossistemas.

Utilizamos modelos matemáticos para simular, por exemplo, o fluxo de água em reservatórios de hidrelétricas ou o movimento das ondas em oceanos e lagos. Esta ferramenta é fundamental para entendermos melhor a natureza e auxiliar na tomada de decisões ambientais.

OBemdito: Então, qual tem sido o impacto do seu trabalho na sociedade?

Professor: No Brasil, já modelamos mais de cem corpos hídricos entre lagos e reservatório de hidrelétricas. No planeta modelamos mais de cento e cinquenta. Estimo que tenhamos gerados mais de oito mil mapas de simulação. Nossas pesquisas em Moçambique buscam desenvolver soluções para os desafios ambientais associados aos reservatórios das hidrelétricas.

Por meio de simulações, podemos prever o comportamento das águas nesses reservatórios, principalmente nos três maiores do país: Cahora Bassa, Pequenos Libombos e Corumane. No Peru, trabalhamos atualmente no Lago Titicaca e estamos progredindo bem neste projeto.

O Lago Titicaca é um ecossistema complexo e único, e nosso objetivo é entender melhor seu comportamento segundo variáveis ambientais. As simulações que estamos realizando nos ajudarão a propor soluções para a preservação desse importante recurso hídrico.

OBemdito: Hoje se discute muito sobre a inteligência artificial e os impactos na humanidade. Qual é o impacto da inteligência artificial em suas pesquisas e no ensino do meio ambiente?

Professor: Nos referimos à inteligência artificial como IA. Ela tem revolucionado a forma como conduzimos pesquisas e ensinamos sobre meio ambiente. A IA permite analisar grandes volumes de dados de forma eficiente, detectar padrões e fazer previsões com maior precisão. No ensino, a IA pode proporcionar uma aprendizagem personalizada, adaptando-se ao ritmo e estilo de cada aluno, promovendo uma aprendizagem mais eficaz.

Além disso, o surgimento de assistentes virtuais e chatbots educacionais cada vez mais versáteis tem tudo para tornar o aprendizado mais interativo e acessível, respondendo às perguntas dos alunos em tempo real e permitindo o aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar. Portanto, a IA pode transformar o ensino, tornando-o mais personalizado, engajador e acessível.

OBemdito: E como você vê o futuro da simulação computacional e da IA na engenharia ambiental?

Professor: Vejo um futuro promissor para ambas. A simulação computacional e a IA têm o potencial de aprimorar nossa capacidade de prever e gerenciar cenários e os impactos ambientais. Eu acredito em um futuro em que poderemos modelar com precisão os efeitos das mudanças climáticas em uma escala global, ou otimizar o uso dos recursos naturais usando IA. Acredito que veremos cada vez mais a integração dessas tecnologias na engenharia ambiental e em outras áreas.

OBemdito: Como os avanços tecnológicos como a simulação computacional e a IA estão sendo integrados na educação dos alunos de Engenharia Ambiental na UEM?

Professor: Tudo é muito recente, mas em nosso departamento de Meio Ambiente, estamos discutindo modos de incorporar estas tecnologias em nossas aulas e atividades de pesquisa. Nossos alunos devem ter a oportunidade de aprender e aplicar técnicas de simulação e IA em projetos reais de pesquisa, o que lhes dá uma compreensão mais profunda e prática dessas ferramentas.

OBemdito: No contexto da Semana do Meio Ambiente, o que você diria à comunidade sobre a importância dos cursos de Meio Ambiente da UEM?

Professor: A importância dos nossos cursos é constatada pela ação de nossos ex-alunos e ex-alunas na sociedade. É com grande orgulho que hoje constatamos nossos ex-alunos e ex-alunas contribuindo de maneira significativa para a área ambiental em Umuarama e região.

ministrando aulas e contribuindo para a próxima geração de profissionais e cidadãos, liderando empresas com práticas sustentáveis, ou trabalhando junto ao poder público em ações voltadas para a preservação e a sustentabilidade, eles têm se destacado e nos proporcionado motivos de grande orgulho.

É extremamente gratificante testemunhar como a educação que receberam na UEM os capacitou a fazer a diferença na sociedade, e é inspirador ver a paixão e o comprometimento com que eles abraçam esses desafios. Nosso entusiasmo pelo futuro só aumenta ao ver nossos ex-alunos atuando como líderes ambientais em nossa comunidade.

OBemdito: Muito obrigado por sua visão e seu trabalho, professor. Como último ponto, deixo a palavra aberta para o senhor.

Professor: Muito obrigado. Aproveito para informar que a UEM está sempre aberta para novos alunos. Temos agora algumas vagas para acesso de qualquer pessoa que concluiu o ensino médio, em qualquer época. Basta entrar em contato pelo telefone (44) 98844-1609 e se inscrever agora neste mês de junho. Não precisam nem de vestibular.

Além disso, na UEM, além de ser gratuita, os alunos concorrem a bolsas. Ou seja, eles podem ser remunerados para estudar. É uma grande oportunidade para todos que desejam se educar e contribuir para um futuro mais sustentável.

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