Foto: Assessoria
A 21ª edição da Caminhada Ecológica de Umuarama registrou recorde histórico de inscritos. Quase 2 mil pessoas percorreram o 7,7 mil metros do percurso na manhã de domingo (4), e muitas retornaram a pé, dobrando o trajeto.
O prefeito Hermes Pimentel e a primeira-dama e presidente do Provopar Municipal, Rozileni Moreno Pimentel da Silva, caminharam do Lago Aratimbó até a estação de captação da Sanepar, na Estrada Jaborandi, junto com os demais participantes.
Promovida pela Prefeitura, com a organização da Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com o Sindicato dos Bancários, o Sesc/Umuarama, o Tiro de Guerra 05.012 e a Sanepar, além do apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), da Educação e da Saúde, a caminhada – que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05) – superou a expectativa.
O evento reúne cuidados com a saúde, conscientização ecológica e contemplação da natureza em uma das áreas rurais mais bonitas e preservadas da cidade – a Estrada Jaborandi, que corta a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, onde é captada a maior parte da água potável consumida pela população.
“Além de cuidar da saúde, a caminhada proporciona um belo passeio e promove a reflexão sobre a preservação do nosso ecossistema”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, que agradeceu a todos os parceiros e apoiadores.
O prefeito Pimentel parabenizou aos participantes pela disposição, a toda a equipe envolvida na organização e fez um agradecimento especial aos proprietários rurais da APA do Piava, que ajudam a conservar o único manancial de abastecimento da cidade.
“Muitos deles deixam de cultivar parte de suas terras para manter a mata ciliar e APPs (áreas de preservação permanente), entre outras obrigações legais, e merecem nosso reconhecimento”, afirmou.
Um alongamento realizado pela equipe da Smel aqueceu os participantes antes da largada, ainda no Lago Aratimbó. Além de curtir o passeio, eles concorreram a 12 prêmios obtidos pela organização, com o apoio de patrocinadores.
Foram seis bicicletas e vale-compras para aquisição de pares de tênis, entre outros brindes. Os caminhantes também contaram com pontos de apoio com distribuição de água, frutas e banheiros químicos. O retorno contou com ônibus disponibilizados pelo município, para quem preferiu voltar ‘de carona’.
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais