Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Caminhada Ecológica comemora Dia do Ambiente com recorde de participação

A 21ª edição da Caminhada Ecológica de Umuarama registrou recorde histórico de inscritos. Quase 2 mil pessoas percorreram o 7,7 […]

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Caminhada Ecológica comemora Dia do Ambiente com recorde de participação
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de junho de 2023 às 17h49 - Modificado em 5 de junho de 2023 às 17h49
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A 21ª edição da Caminhada Ecológica de Umuarama registrou recorde histórico de inscritos. Quase 2 mil pessoas percorreram o 7,7 mil metros do percurso na manhã de domingo (4), e muitas retornaram a pé, dobrando o trajeto.

O prefeito Hermes Pimentel e a primeira-dama e presidente do Provopar Municipal, Rozileni Moreno Pimentel da Silva, caminharam do Lago Aratimbó até a estação de captação da Sanepar, na Estrada Jaborandi, junto com os demais participantes.

Promovida pela Prefeitura, com a organização da Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com o Sindicato dos Bancários, o Sesc/Umuarama, o Tiro de Guerra 05.012 e a Sanepar, além do apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), da Educação e da Saúde, a caminhada – que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05) – superou a expectativa.

O evento reúne cuidados com a saúde, conscientização ecológica e contemplação da natureza em uma das áreas rurais mais bonitas e preservadas da cidade – a Estrada Jaborandi, que corta a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, onde é captada a maior parte da água potável consumida pela população.

“Além de cuidar da saúde, a caminhada proporciona um belo passeio e promove a reflexão sobre a preservação do nosso ecossistema”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, que agradeceu a todos os parceiros e apoiadores.

O prefeito Pimentel parabenizou aos participantes pela disposição, a toda a equipe envolvida na organização e fez um agradecimento especial aos proprietários rurais da APA do Piava, que ajudam a conservar o único manancial de abastecimento da cidade.

“Muitos deles deixam de cultivar parte de suas terras para manter a mata ciliar e APPs (áreas de preservação permanente), entre outras obrigações legais, e merecem nosso reconhecimento”, afirmou.

Um alongamento realizado pela equipe da Smel aqueceu os participantes antes da largada, ainda no Lago Aratimbó. Além de curtir o passeio, eles concorreram a 12 prêmios obtidos pela organização, com o apoio de patrocinadores.

Foram seis bicicletas e vale-compras para aquisição de pares de tênis, entre outros brindes. Os caminhantes também contaram com pontos de apoio com distribuição de água, frutas e banheiros químicos. O retorno contou com ônibus disponibilizados pelo município, para quem preferiu voltar ‘de carona’.

(Reportagem: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.