Fotos: Assessoria PMU
Mais de 400 pessoas prestigiaram a apresentação do espetáculo ‘Caminhos de Umuarama’, encenado no palco do Teatro do Centro Cultural Vera Schubert na manhã desta quinta-feira (1°) para dar início às atividades pelo aniversário de 68 anos do município, comemorado em 26 de junho.
Emoção foi a palavra mais utilizada pela plateia para definir a montagem, que envolveu teatro, música e dança para contar um pouco da história da Capital da Amizade.
O secretário de Comunicação, Valdir Miranda, apresentou um breve relato sobre a história da administração municipal, desde o primeiro prefeito, Walter Zanoto, nomeado pelo então governador Moysés Lupion, passando por Hênio Romagnolli (o primeiro a ser eleito por voto popular), Marciano Baraniuk, João Cioni Neto, Durval Seifert, Tuguio Setogutte, Antonio Romero Filho, Jorge Vieira, Alexandre Ceranto, Fernando Scanavaca, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, Moacir Silva e Celso Pozzobom.
“Hermes Pimentel é o 14° prefeito da cidade e o único umuaramense nato, ou seja, o único dos prefeitos de Umuarama nascido em Umuarama”, resumiu.
Em seguida, o prefeito Hermes Pimentel agradeceu a todos, destacando a presença dos vereadores Ana Novais e Ednei do Esporte, dos secretários e diretores municipais e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Sebastiana Ruiz Garcia – inclusive, 80% da plateia era composta por idosos/pioneiros da cidade –, ao poeta e pioneiro Antonio Pedroso, que apresentou uma composição inédita, e a representantes da imprensa.
“Eu solicitei à comissão organizadora do aniversário de 68 anos de Umuarama para que preparasse um espetáculo que contasse a história da nossa cidade. Eu tenho certeza que todos vão gostar muito do resultado final preparado por esses talentosos artistas”, afirmou.
Pimentel disse que acha importante a preservação das raízes, a valorização do passado, que nunca as pessoas deixem de lembrar do trabalho e da dedicação de cada um que por aqui já passou.
“Foram tempos difíceis, foram muitas lutas, a história de muitas famílias sendo mudada pelo sonho de vir para cá, onde diziam, ‘rastelavam ouro’, como era conhecido o café. Pessoas de vários estados brasileiros chegavam todos os dias e a cidade foi sendo estruturada com o suor do trabalho de famílias inteiras. Preservar essa memória é fundamental”, declarou.
Antes de iniciar a apresentação cênico-musical, foram apresentados dois vídeos. “Um, atual, falando sobre o potencial econômico e social de uma Umuarama moderna e que caminha firme para um futuro de mais e melhores oportunidades para os moradores e para investidores; outro, histórico, com imagens exclusivas dos primórdios de uma cidade que foi criada sobre os alicerces da esperança de uma vida nova – desde os xetás, as ruas e praças planejadas, os eventos cívicos e a construção dos então mais importantes prédios locais”, resume Vinícius Guerra, roteirista, diretor artístico e ator/apresentador do espetáculo.
O espetáculo ‘Caminhos de Umuarama’ reuniu no palco do Centro Cultural mais de 50 artistas entre atores do Grupo Encena, dirigidos por Vinícius Guerra, músicos regidos pelos maestros Marco Aurélio Tavares e Urias Castro – além da participação especial do violeiro Gabriel Paixão – e bailarinas coreografadas e dirigidas pela professora Tatiana Biaca, que interpretou pessoalmente a Geada Negra, a representação do mais trágico episódio ocorrido na cidade em julho de 1975, quando os cafezais foram totalmente dizimados pelo fenômeno meteorológico que transformou a realidade da cidade para sempre.
A peça cumpriu proposta de fazer uma viagem no tempo, uma visita ao passado, relembrando momentos e fatos importantes que deixaram marcas e construíram uma história que merece ser contada, como resumiu o diretor Vinícius Guerra.
“Uma nova sessão, desta vez aberta ao público, foi encenada às 19h30 desta quinta-feira, dessa vez aberta ao público geral. Para nós, ver a casa cheia e ouvir tantos elogios sobre essa mega produção, é algo que não tem preço”, observou Rosana Palhoto Dias, secretária municipal de Cultura.
ANIVERSÁRIO DE UMUARAMA.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Clique aqui.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais