Alunos do Colégio Estadual Bento Mossurunga fizeram uma campanha contra o racismo. Eles fazem parte da equipe de Futsal masculino, categoria A, que foi campeã regional dos Jogos Escolares do Paraná.
Os atletas tomaram como exemplo o caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr., que é atacante do Real Madri e da Seleção Brasileira. No dia 21 de maio o atleta foi alvo de comentários racista na partida contra o Valência, pelo Campeonato Espanhol.
A situação gerou repercussão internacional e mobilizações de apoio a Vini Jr., principalmente no Brasil. Dentro deste contexto, os estudantes de Umuarama gravaram um vídeo para coibir os casos de racismo no esporte.
A ação aconteceu na aula da professora de Educação Física, Adriana Romero Giarola. Ela conversou com OBemdito e afirmou que nas aulas do Colégio Bento são abordados temas como racismo e preconceito. “Como esses alunos são semiprofissionais, jogam pelo colégio, eles mesmos tiveram a iniciativa de fazer o vídeo para mostrar que isso acontece em todos os lugares, inclusive na escola”, explicou.
Conforme Adriana, o racismo dentro do esporte acontece com grande frequência. “É por isso que temos que começar esse combate desde a base, dentro da escola”.
O vídeo foi gravado na manhã desta quarta-feira (31) pelos 12 alunos que conseguiram vaga para disputar a fase macrorregional dos jogos. “O esporte mudou a vida deles e ninguém quer que sejam alvos de racismo”, finalizou a professora.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais