Alunos do Colégio Estadual Bento Mossurunga fizeram uma campanha contra o racismo. Eles fazem parte da equipe de Futsal masculino, categoria A, que foi campeã regional dos Jogos Escolares do Paraná.
Os atletas tomaram como exemplo o caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr., que é atacante do Real Madri e da Seleção Brasileira. No dia 21 de maio o atleta foi alvo de comentários racista na partida contra o Valência, pelo Campeonato Espanhol.
A situação gerou repercussão internacional e mobilizações de apoio a Vini Jr., principalmente no Brasil. Dentro deste contexto, os estudantes de Umuarama gravaram um vídeo para coibir os casos de racismo no esporte.
A ação aconteceu na aula da professora de Educação Física, Adriana Romero Giarola. Ela conversou com OBemdito e afirmou que nas aulas do Colégio Bento são abordados temas como racismo e preconceito. “Como esses alunos são semiprofissionais, jogam pelo colégio, eles mesmos tiveram a iniciativa de fazer o vídeo para mostrar que isso acontece em todos os lugares, inclusive na escola”, explicou.
Conforme Adriana, o racismo dentro do esporte acontece com grande frequência. “É por isso que temos que começar esse combate desde a base, dentro da escola”.
O vídeo foi gravado na manhã desta quarta-feira (31) pelos 12 alunos que conseguiram vaga para disputar a fase macrorregional dos jogos. “O esporte mudou a vida deles e ninguém quer que sejam alvos de racismo”, finalizou a professora.
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais