Umuarama

Umuarama: Escolinha de Trânsito segue com projeto de formação de futuros motoristas

Mais de 1.100 alunos da Rede Municipal de Ensino iniciaram nesta semana a segunda etapa de aulas de 2023 na Escolinha de Trânsito de Umuarama, uma divisão para a formação e educação de crianças da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). A entidade é uma das primeiras do Paraná e está vinculada à Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama).

A professora Andressa Morando de Carvalho, coordenadora da Escolinha de Trânsito, conta que o curso é dividido em três fases: na primeira delas os alunos recebem orientações básicas sobre comportamento no trânsito, na segunda (iniciada agora) aprendem sobre o significado das sinalizações e na terceira fase são abordadas as condutas práticas.

“Desenvolvemos a cultura da aprendizagem contínua e garantimos que os alunos tenham entendimento global a respeito do trânsito, desde uma maior conscientização sobre a importância do respeito às leis de trânsito, o que leva a contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso em nossa comunidade, até o que representa cada placa de sinalização a ser respeitada. Esse conhecimento eles levam para a vida toda e cobram dos pais e outros adultos”, pontua Andressa.

Ela conta que todos os ‘pequenos motoristas’ participam das aulas com grande entusiasmo. “Nessa segunda fase, em que os alunos aprenderam as principais sinalizações no trânsito e sua importância para a segurança de todos, a dedicação é total, afinal, todos querem receber a tão esperada Carteirinha de Habilitação de Pedestre, um documento que os torna aptos a corrigir condutas irregulares de condutores e promover o respeito às regras de trânsito”, ressalta.

O diretor da Umutrans, Reginaldo Barros, acrescenta que agora os alunos estão prontos para dar mais um importante passo: colocar em prática todo o aprendizado na Mini Cidade da Umutrans.

“Lá, eles terão a oportunidade de vivenciar situações reais de trânsito em um ambiente seguro e controlado. Não temos dúvida de que será uma experiência enriquecedora, pois os alunos são nossos parceiros, ajudando a ‘fiscalizar’ a conduta dos pais e familiares, além de dividir o aprendizado com os colegas da sua escola”, afirmou, indicando que a terceira etapa, com aulas práticas na mini pista da Escolinha de Trânsito serão realizadas no segundo semestre deste ano.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

10 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

11 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais