Umuarama

Umuarama: Programa Lixo que Vale retornará repaginado e com ponto de venda itinerante

O premiado programa da Prefeitura de Umuarama que permite a troca de recicláveis por alimentos está sendo reformulado e deve ser retomado ainda este ano. Criado pela lei municipal 3736/2011, o programa Lixo que Vale envolve a população na preservação do meio ambiente e no acesso a alimentos de qualidade, além de garantir mercado para os agricultores familiares.

A orientação é para moradores dos bairros atendidos pela iniciativa que ainda não estão inscritos para realizar a troca dos recicláveis por moeda verde, o “dinheiro” utilizado para a aquisição dos alimentos.

“Você que reside no Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Parque Industrial, Jardim Viveiros, Alto da Glória e no Conjunto Habitacional Arco Íris pode se cadastrar no programa para ser beneficiado assim que as trocas forem retomadas”, lembra a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

Os novos cadastros serão feitos pessoalmente, na sede da secretaria – no 2º piso do Paço Municipal –, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Os interessados devem levar documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de endereço atualizado (de preferência uma conta de água ou energia elétrica). Quem já está inscrito será contactado por telefone para a atualização dos dados cadastrais e por isso não será necessário se deslocar até a Prefeitura.

Entre as mudanças previstas para o Lixo que Vale está a criação de um sistema de venda móvel, que visitará os bairros atendidos nos dias marcados para a troca de moeda verde por alimentos – a exemplo das feirinhas que aconteciam quando o programa foi criado. A coleta de recicláveis também será feita nos bairros, em dias previamente agendados.

“Todos os detalhes serão informados oportunamente. O importante, agora, é atualizar os cadastros e receber as inscrições de mais famílias interessadas nesse benefício”, completou Fernanda.

O programa conta com a participação das secretarias municipais da Agricultura e do Meio Ambiente – com eventual apoio da Secretaria de Serviços Públicos, com caminhões – e também há parceria com as cooperativas de produtores rurais (Cooperu) e de catadores de materiais recicláveis (Cooperuma).

“Além da garantia de mercado para os produtores, o Lixo que Vale também melhora a renda do pessoal que trabalha com recicláveis na cooperativa, que funciona no aterro sanitário”, lembra o prefeito Hermes Pimentel. Esse é um programa amplo e de grande alcance social, continua o prefeito.

“São oferecidos alimentos fresquinhos, adquiridos pelo município direto do pequeno produtor e com grande variedade. Cuidando do meio ambiente, a família podem melhorar e diversificar a alimentação. Todos só têm a ganhar”, completou Pimentel.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais