Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Programa Lixo que Vale retornará repaginado e com ponto de venda itinerante

O premiado programa da Prefeitura de Umuarama que permite a troca de recicláveis por alimentos está sendo reformulado e deve […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Programa Lixo que Vale retornará repaginado e com ponto de venda itinerante
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de maio de 2023 às 18h58 - Modificado em 24 de maio de 2023 às 18h58
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O premiado programa da Prefeitura de Umuarama que permite a troca de recicláveis por alimentos está sendo reformulado e deve ser retomado ainda este ano. Criado pela lei municipal 3736/2011, o programa Lixo que Vale envolve a população na preservação do meio ambiente e no acesso a alimentos de qualidade, além de garantir mercado para os agricultores familiares.

A orientação é para moradores dos bairros atendidos pela iniciativa que ainda não estão inscritos para realizar a troca dos recicláveis por moeda verde, o “dinheiro” utilizado para a aquisição dos alimentos.

“Você que reside no Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Parque Industrial, Jardim Viveiros, Alto da Glória e no Conjunto Habitacional Arco Íris pode se cadastrar no programa para ser beneficiado assim que as trocas forem retomadas”, lembra a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

Os novos cadastros serão feitos pessoalmente, na sede da secretaria – no 2º piso do Paço Municipal –, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Os interessados devem levar documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de endereço atualizado (de preferência uma conta de água ou energia elétrica). Quem já está inscrito será contactado por telefone para a atualização dos dados cadastrais e por isso não será necessário se deslocar até a Prefeitura.

Entre as mudanças previstas para o Lixo que Vale está a criação de um sistema de venda móvel, que visitará os bairros atendidos nos dias marcados para a troca de moeda verde por alimentos – a exemplo das feirinhas que aconteciam quando o programa foi criado. A coleta de recicláveis também será feita nos bairros, em dias previamente agendados.

“Todos os detalhes serão informados oportunamente. O importante, agora, é atualizar os cadastros e receber as inscrições de mais famílias interessadas nesse benefício”, completou Fernanda.

O programa conta com a participação das secretarias municipais da Agricultura e do Meio Ambiente – com eventual apoio da Secretaria de Serviços Públicos, com caminhões – e também há parceria com as cooperativas de produtores rurais (Cooperu) e de catadores de materiais recicláveis (Cooperuma).

“Além da garantia de mercado para os produtores, o Lixo que Vale também melhora a renda do pessoal que trabalha com recicláveis na cooperativa, que funciona no aterro sanitário”, lembra o prefeito Hermes Pimentel. Esse é um programa amplo e de grande alcance social, continua o prefeito.

“São oferecidos alimentos fresquinhos, adquiridos pelo município direto do pequeno produtor e com grande variedade. Cuidando do meio ambiente, a família podem melhorar e diversificar a alimentação. Todos só têm a ganhar”, completou Pimentel.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.