Foto: Reprodução/OBemdito
Moradores do Ilha da Madeira, que fica localizado entre os bairros 1º de Maio e o Parque Ibirapuera, farão um protesto na manhã desta sexta-feira (19), na unidade da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), em Umuarama, por conta da falta de água que se tornou rotina no local.
Conforme os moradores, a situação, que é recorrente, tem trazido muitos problemas para todos os moradores. Nesta manhã de quinta-feira (18), diversas pessoas entraram em contato com OBemdito para reclamar da situação.
“Se fosse uma coisa de apenas um dia, não teria problema, mas todo mês é assim. Na semana passada foi três dias sem água, nesta semana, praticamente a semana toda. Faz tempo que estamos pedindo para resolverem a situação, mas ninguém faz nada. A gente liga lá e eles dizem que está tudo certo”, desabafa a diarista, Sirlei Andreia Log, de 47 anos, que reside no local.
De acordo com a moradora, ela tem levantado de madrugada para lavar roupas, porque muitas vezes a água acaba pela manhã e não volta antes das 3h da madrugada. “Ontem meu filho, que trabalha o dia todo, acabou não indo para a faculdade porque não tinha água para tomar banho”, afirmou.
Segundo Sirlei, dias atrás ela esteve na empresa para reclamar e quem a atendeu teria feito pouco caso da situação. “Já fui pessoalmente lá e o rapaz disse que não podia fazer nada porque o problema não era dele”, afirma.
Outro morador, Adriel Martins, que mandou um vídeo para OBemdito, mostrando o desabastecimento desta manhã, contou que a situação corre também nos fins de semana e, principalmente, nos horários de pico. “Estamos todos muito cansados de reclamar e o problema não se resolve”, pontua.
Cansados da situação, os moradores se reuniram através de um grupo de WhatsApp e decidiram ir até a empresa para pedir uma solução. “Nós fomos atrás do presidente do bairro, ele já comunicou a situação a um vereador. Amanhã vamos até lá às 9h da manhã para tentar resolver a situação”, afirma a moradora.
OBemdito entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Sanepar para saber o posicionamento da empresa sobre as situações relatadas pelo moradores. Em nota, a Assessoria informou que as causas da falta de água no bairro “estão relacionadas com os rompimentos de redes, como no caso informado nesta quinta-feira” e que está “avaliando para identificar a razão desses rompimentos”.
Já sobre as reclamações de pouco caso nos atendimento informou que “vai apurar o caso”. Acompanhe a nota da empresa na integra abaixo:
A Sanepar informa que as causas do desabastecimento na região do Bairro Ilha da Madeira, em Umuarama, nos últimos três dias, estão relacionadas com os rompimentos de redes, como no caso informado nesta quinta-feira.
Nos meses anteriores também ocorreram alguns rompimentos, causando falta temporária de água até que as tubulações fossem consertadas. O período de fechamento para conserto nunca foi superior às 24 horas.
A Sanepar está avaliando para identificar a razão desses rompimentos. Sobre a reclamação de atendimento inadequado, a Sanepar vai apurar o caso. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a de que todos os imóveis tenham caixa de água.
A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais