Foto: Assessoria
Nesta quinta-feira (18), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data diversas atividades estão sendo realizadas em Umuarama, envolvendo secretarias municipais, entidades, instituições de ensino superior e parceiros. Uma delas mobilizou grande público no ginásio de esportes do Conjunto Habitacional Sonho Meu, nesta quinta.
A Secretaria Municipal de Assistência Social uniu-se à Secretaria de Integração Comunitária, aos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também à Guarda Mirim para conscientizar a comunidade.
“Por estarmos em um bairro com muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, nossa secretaria foi convidada para apoiar este evento”, disse o secretário de Integração Comunitária, Thiago Torres do Nascimento.
As apresentações aconteceram em dois turnos, de manhã e à tarde, alertando o público sobre os tipos de violência que ameaçam crianças e adolescentes, bem como meios de se prevenir e denunciar situações de risco.
“Os adolescentes da Guarda Mirim apresentaram um teatro alertando e conscientizando o público sobre este tema, após a fala inicial do presidente do CMDCA, Ivo Galdino da Silva”, lembrou a secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana.
A ação teve ainda distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, brincadeiras de recreação, palestra e apresentação de uma música pelos integrantes da Guarda Mirim. O mês de maio é todo dedicado às ações de enfrentamento a esse tipo de violência com a campanha Faça Bonito, promovida pela Secretaria de Assistência Social e entidades parceiras.
As ações foram iniciadas no dia 4, envolveram diversos órgãos e entidades da sede e dos distritos e tiveram o ponto alto na quarta-feira (17), com a tradicional caminhada da campanha encerrando na Praça Miguel Rossafa, com a colocação das “margaridas” (flor símbolo da campanha) confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Unipar e as apresentações culturais desta quinta-feira no Sonho Meu, por um grupo cultural da Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), gestora da Guarda Mirim.
A campanha seguirá com palestras no Abrigo Menino Deus, Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver e no Centro da Juventude (Ceju). Ainda nesta quinta acontece uma roda de debates sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes a partir das 19h, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.
“Levantamos bandeiras de conscientização, educação e denúncia para quebrar o ciclo da violência e garantir um futuro seguro para nossas crianças. Não feche os olhos, faça a diferença!”, defende o coordenador do curso de Direito da UniAlfa Faculdade, Cleberson Oliveira. O palestrante será Felipe Gonçalves Martins e os debatedores Clodoaldo Porto Filho, Karina Ambrósio e Débora Baggio.
O objetivo é disseminar na sociedade o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, promovendo mobilizações com foco na prevenção e divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100, serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência, bem como o Conselho Tutelar (44 3906-1032).
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais