Umuarama

Produção de coxinha de mandioca une população de Lovat há mais de 40 anos 

Há mais de quarenta anos, o mês de junho é um mês especial para muitos moradores do distrito de Lovat, em Umuarama. Todos os anos eles se reúnem para ajudar na produção da coxinha de mandioca que é feita de forma artesanal e vendida durante a Festa da Capela de Santo Antônio. 

“É uma tradição. Essas coxinhas são feitas artesanalmente sem nada industrial, desde arrancar as mandiocas, lavar, descascar, moer e enrolar, tudo feito pelas mãos das pessoas da comunidade”, conta Ana Paula Gonsalves Rodrigues, que faz parte da comissão organizadora da festa. 

Conforme ela, neste ano um grupo de 100 pessoas devem participar da produção das coxinhas, que serão confeccionadas no feriado de Corpus Christi, que será numa quinta-feira, dois dias antes da festa no sábado (10). “Geralmente a produção começa às 8h da manhã e segue até às 22h. Teve anos que chegamos a produzir 1500 coxinhas, neste ano, vamos fazer mil”, conta. 

Além dos paroquianos, muitas pessoas da comunidade que não participam da igreja também se juntam para ajudar na produção do quitute. “Nós temos ajuda de muitas pessoas, entre elas, crianças e idosos. Tem ainda aquelas que o pai e a mãe participavam e eles fazem questão de ajudar como forma de manter a tradição viva”, detalha. 

Os produtos usados são todos doados pela comunidade que se junta para arrecadar e viabilizar a festa. “Nosso distrito tem uma união muito grande, temos a ajuda de muitas pessoas que doam e que são voluntárias, ou seja, não recebem nada para ajudar na produção das coxinhas ou com a venda no dia da festa”, explica. 

Apesar de tradicional, ao longo dos anos, a festa ficou menor. No passado, chegou a durar três dias e mobilizar milhares de pessoas para o distrito. Hoje está mais simples e menor, mesmo assim, mantém o objetivo que é unir a comunidade. 

“Antigamente era uma festa que durava três dias, hoje ela está menor, porque ficamos sem lugar adequado, depois veio pandemia, e aí ficamos sem realizar por dois anos. A primeira festa depois deste período, foi no ano passado, quando fizemos dois dias de festa”, destacou. 

Neste ano a festa acontecerá no salão da igreja que fica localizada na Rua Londrina, em frente ao campo de futebol, das 17h às 23h. A expectativa da organização é reunir pouco mais de mil pessoas. Além da venda da coxinha de mandioca, também será oferecido outros salgados e refrigerantes. Quem quiser pode fazer pedidos de forma antecipada através do telefone (44) 9-9925-5308 com Solange Della Valentina. 

Serviço:

O que: Festa da Capela Santo Antônio 
Onde: Distrito de Lovat 
Quando: 10 de junho 
O que terá: Venda da tradicional Coxinha de Mandioca 

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

20 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais