Foto: Assessoria
A coleta de folhas, galhos e pequenos entulhos (considerados resíduos volumosos) está sendo ampliada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos nos bairros de Umuarama. Nesta semana, a Prefeitura começou executar um contrato de terceirização que prevê o reforço de seis caminhões para o serviço.
Somados a outros seis veículos do município, uma frota de 12 caminhões percorre as ruas e avenidas da cidade realizando a limpeza diariamente, de segunda a sexta-feira.
Com o reforço, a expectativa do secretário João Paulo dos Santos (Serviços Públicos) é que todas as ruas do município tenham a coleta de volumosos repetida a cada período de 15 a 20 dias. “Este trabalho é muito importante para manter a cidade limpa e evitar o acumulo de resíduos, que favorecem a reprodução de insetos, animais peçonhentos e até do mosquito da dengue”, afirmou o secretário.
Os caminhões carga seca recolhem galhos de árvores, folhas da varrição (que devem ser ensacadas pela população), móveis velhos – de preferência desmontados – e pequenos volumes de entulho. “As equipes não coletam entulho de construção, que deve ser dispensado em caçambas apropriadas, contratadas pelos geradores”, orientou.
João Paulo lembra que a coleta estava reduzida em virtude do fim do último contrato. Por isso, alguns locais registram um acúmulo de resíduos. “Mas a situação já está mudando. Nesta semana, além dos 12 caminhões carga seca também empregamos cinco caminhões caçamba e duas pás carregadeiras, para agilizar o serviço, em locais onde o volume de resíduos é maior”, afirmou.
A coleta também vem sendo feita em pontos de descarte irregular, onde são descartados móveis velhos e outros materiais de forma ilegal. “Umuarama não conta com nenhuma área autorizada para transbordo, descarte de lixo ou de qualquer material. Apesar de ser uma prática corriqueira essa situação deve, inclusive, ser denunciada às autoridades pela população”, orientou.
Nesta semana, um grande volume de lixo foi descartado às margens da Estrada Amarela, na zona rural, e casou reclamações dos moradores. A situação é recorrente em cerca de 20 pontos da cidade. O único local indicado para o descarte é o aterro sanitário municipal, que conta com espaço e estrutura para a destinação dos resíduos.
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais