Foto: Assessoria
Propostas para a revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava, único manancial de abastecimento da cidade, foram apresentadas a membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), em reunião realizada nesta sexta-feira (14) na Prefeitura de Umuarama.
A empresa Ambiente-se, que desenvolve o trabalho, falou sobre as medidas que devem ser tomadas tanto para proteger a Unidade de Conservação, quanto para promover a integração à vida econômica e social com as comunidades que vivem nesse perímetro.
A presidente do CMMA e secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, detalha que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, regido pela Lei Federal n° 9.985/2000, determina que todas as unidades de conservação devem dispor de um plano de manejo, que deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos.
“O estudo fala não só da importância da APA para a garantia do abastecimento à população, mas nos ajuda a pensar no futuro, considerando aspectos ambientais e sociais”, observou.
Ela ressalta que a participação da sociedade é ‘condição imprescindível para a legitimidade de um Plano de Manejo’ e deve ser feita durante todo o processo de elaboração do documento.
“Por isso o estudo apresentado pela Ambiente-se já tem mais de 400 páginas e será constantemente atualizado, possibilitando o avanço dos trabalhos”, explica Fernanda, acrescentando que uma nova audiência pública será agendada para maio.
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais