Umuarama

Plano de manejo da APA do Rio Piava segue com supervisão do Conselho do Meio Ambiente

Propostas para a revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava, único manancial de abastecimento da cidade, foram apresentadas a membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), em reunião realizada nesta sexta-feira (14) na Prefeitura de Umuarama.  

A empresa Ambiente-se, que desenvolve o trabalho, falou sobre as medidas que devem ser tomadas tanto para proteger a Unidade de Conservação, quanto para promover a integração à vida econômica e social com as comunidades que vivem nesse perímetro. 

A presidente do CMMA e secretária municipal de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, detalha que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, regido pela Lei Federal n° 9.985/2000, determina que todas as unidades de conservação devem dispor de um plano de manejo, que deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos.  

“O estudo fala não só da importância da APA para a garantia do abastecimento à população, mas nos ajuda a pensar no futuro, considerando aspectos ambientais e sociais”, observou. 

Ela ressalta que a participação da sociedade é ‘condição imprescindível para a legitimidade de um Plano de Manejo’ e deve ser feita durante todo o processo de elaboração do documento.  

“Por isso o estudo apresentado pela Ambiente-se já tem mais de 400 páginas e será constantemente atualizado, possibilitando o avanço dos trabalhos”, explica Fernanda, acrescentando que uma nova audiência pública será agendada para maio. 

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

8 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

9 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

9 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

10 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

10 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais