Foto: Divulgação Alep
O Coronel Hudson Leôncio, atual secretário estadual de Segurança do Paraná, revelou nesta quinta-feira (13) durante audiência pública da Assembleia Legislativa (Alep) em Londrina, que 44 adolescentes e crianças foram encaminhados à Polícia Civil por ameaças em ataques a escolas e colégios no Estado. Destes, 13 foram apreendidos.
De acordo com o secretário, as ações foram encabeçadas pelo Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), em ação conjunta com o setor de Inteligência da Polícia Civil e também a Polícia Militar.
“Já estávamos atentos a isso considerando o que ocorria em outros estados e nos Estados Unidos. Então, o Batalhão de Operações Especiais e a Patrulha Escolar faziam simulados para situações de atirador ativo. Desde quando surgiu a primeira ocorrência, foram 44 menores identificados”, disse Hudson, que explicou que todos os episódios aconteceram após o ataque que aconteceu no dia 27 de março, em São Paulo.
O mais velho adolescente identificado pelos policiais tem 16 anos, e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) aferiu que a idade média dos investigados é de 12 anos.
Durante o discurso, o Coronel também afirmou que os protocolos referentes à Polícia Militar (PM) foram atualizados após o mega-assalto ocorrido em Guarapuava, que acabou tomando a vida de um cabo da corporação durante um confronto.
“De lá para cá, a segurança pública, e em especial a Polícia Militar, mudou todos os protocolos de atendimento para esse tipo de ocorrência, é outra polícia desde fatalidade. Vimos que os métodos adotados não eram os mais adequados e hoje, se houver um fato semelhante, como já ocorreu em Antonina, os criminosos já foram confrontados graças ao novo protocolo”, afirmou.
Na mesma quinta-feira (13), o governador Ratinho Junior anunciou que aproximadamente 5,6 mil policiais militares serão alocados para proteção de colégios, e em torno de 2 mil são parte da mais recente contratação da PM, e que recentemente concluíram a fase de treinamento.
De agora em diante, o governador afirmou que todas as viaturas que não estiverem em atendimento ficarão em frente às escolas para garantir a segurança nos locais.
(Redação, com informações Banda B)
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais