Fotos: Assessoria PMU

Saúde

Secretaria de Saúde e Unipar lançam plataforma digital que vai agilizar atendimento médico

Fotos: Assessoria PMU
Secretaria de Saúde e Unipar lançam plataforma digital que vai agilizar atendimento médico
Redação
OBemdito
5 de abril de 2023 19h42

Em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá a partir da próxima segunda-feira, 10, um serviço que chega com a expectativa de revolucionar o atendimento primário, prestado nas unidades básicas, além de facilitar aos pacientes o acesso a médicos especialistas de diversas áreas.

Com atendimento via internet (celular ou computador), por meio do aplicativo ‘Saúde na Palma da Mão’, a população poderá se cadastrar e realizar consultas on-line. O programa de telessaúde foi apresentado nesta terça-feira (4), na sede da Unipar. Os detalhes foram explicados pelo diretor do Joy Medical Group e desenvolvedor de tecnologias, Tiago Ledesma Mariano, após 60 dias de estudos, análises e avaliações de documentos

O lançamento reuniu o prefeito Hermes Pimentel, o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, o diretor executivo de gestão de assuntos comunitários Cássio Eugênio Garcia, secretários municipais, vereadores e lideranças das áreas de educação e saúde. “É uma grande inovação para Umuarama, graças à grande parceria que temos com a Unipar na área de saúde, especialmente”, apontou o prefeito.

Pimentel lembrou gargalos que o município enfrenta com a demanda de consultas e exames. “Esse programa vai agilizar o atendimento e somos gratos por começar por Umuarama. As consultas remotas se popularizaram na pandemia e deu certo. Vamos começar em uma unidade e gradativamente estenderemos a telessaúde aos outros postos. É um avanço tecnológico que vai melhorar a medicina em Umuarama e a população terá acesso gratuito, beneficiando os menos favorecidos, que mais dependem da saúde pública”, apontou.

O secretário de saúde do município, Herison Cleik da Silva Lima, relatou avanços obtidos na atual gestão e demonstrou grande expectativa no sucesso do programa. Destacou a dedicação dos diretores e chefes de divisão e a prioridade que o prefeito dá ao setor, que resultou na redução da mortalidade infantil a um dígito, na qualificação da atenção primária (a mais bem avaliada do Paraná) e no fim da transmissão vertical de HIV (de mãe para filho) – só duas cidades em todo país possuem essa certificação.

“Além disso, Umuarama realiza hoje cirurgias de alta complexidade (ortopedia, neurologia e cardiologia), também as eletivas com o ‘Opera Paraná’, que está reduzindo a demanda reprimida durante a pandemia, graças ao apoio do Estado”, informou. Há mais de 16 anos a cidade não recebia recursos do Estado para unidades de saúde, “mas agora vamos construir em parceria UBS no Parque Bonfim, no Industrial e mais uma em Lovat, além de ampliações e novas ambulâncias”.

Sobre a telemedicina, o secretário lembrou que conheceu a proposta através do diretor executivo da Unipar, Cássio Garcia. “As conversas fluíram rápido e firmamos a parceria. Essa tecnologia vai agregar melhorias a todos esses atendimentos que já realizamos, apesar da escassez de recursos. É uma novidade de custo zero para a população com grande potencial. Só em março foram 34 mil atendimentos nas nossas UBS, um volume recorde, porque a demanda aumentou e o prefeito prioriza a contratação de médicos para as unidades”, resumiu.

ATENDIMENTO

O projeto ‘Saúde na Palma da Mão’ inicia pelo Centro de Saúde Escola, com o acompanhamento de diabéticos e demais pacientes. “A expectativa é oferecer a opção a 4.500 pessoas (o CSE atendeu pouco mais de 2 mil em março) e, como cerca de 90% da demanda são casos simples, o potencial de resultados do projeto é enorme”, afirmou Herison Lima.

Futuramente o objetivo é oferecer atendimento em telessaúde a toda a população e, desta forma, reduzir as filas nas unidades básicas e clínicas.

DETALHES

Com a palestra “A Revolução da Telessaúde”, Tiago Mariano apresentou a história e os conceitos da telemedicina, o desenvolvimento de soluções tecnológicas, sua experiência na área de inovação e como o aplicativo – já disponível para ser baixado na internet – vai funcionar, com as principais funcionalidades e benefícios, tudo de forma simples e prática.

O aplicativo conta com reconhecimento facial e permite consultas com especialistas, integração com o SUS, envio de receitas, atestados, prontuário e um aparelho equipado para realizar 10 tipos de exames com imagens e sons em alta resolução e fidelidade, como ausculta de batimentos cardíacos e pulmonar, frequência cardíaca, otoscopia (exame no canal auditivo), imagens da orofaringe e da pele em alta resolução, temperatura corporal, pressão arterial e índice glicêmico, entre outros.

“O serviço reúne tecnologias de última geração que garantem rapidez na transmissão das informações, privacidade aos pacientes e segurança para os diagnósticos, tudo cercado dos protocolos que são padrão no atendimento médico. Além de melhorar o atendimento, teremos informações precisas sobre a saúde da população para orientar campanhas e ações preventivas”, completou o secretário Herison Lima.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.