Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Marta Paula Publisher do OBemdito

Abordagem social oferta atendimento às pessoas em situação de rua e distribui cobertores

Umuarama conta com entidades que acolhem as pessoas em situação de rua

FOTO: Danilo Martins/OBemdito
FOTO: Danilo Martins/OBemdito
Abordagem social oferta atendimento às pessoas em situação de rua e distribui cobertores
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 7 de julho de 2021 às 20h30 - Modificado em 7 de julho de 2021 às 20h32
Gastro Umuarama

A equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) em Umuarama distribuiu 12 cobertores, chá e bolacha, para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e vivem nas ruas. A ação foi realizada nos dias mais frios da semana passada.

“Esse trabalho nós realizamos diariamente com a equipe que temos, mas no frio intensificamos”, destacou Roger Bruno Brambila Giopatto, coordenador do Centro Pop.

A preocupação com a população de rua aumenta ainda mais com a chegada das baixas temperaturas. Por isso todas as noites as equipes saem em busca de pessoas e ofertam abrigo. “Nós percorremos os locais que eles costumam habitar. Em um dos dias fomos na Praça Miguel Rossafa e havia apenas uma pessoa, que recusou encaminhamento. Na Estação Rodoviária estavam mais 8 pessoas e todas se negaram a passar a noite no albergue. Nós distribuímos cobertores e um chá para aquecer do frio que está intenso”, explicou Roger.

Roger Bruno Brambila – Coordenador Centro Pop em Umuarama

Os locais mais frequentados por pessoas em situação de rua são: praças Miguel Rossafa, da Bíblia e Arthur Thomas, além da Estação Rodoviária. Nestes pontos são realizadas abordagens diurnas e noturnas. “Não temos como precisar a quantidade de pessoas em situação de rua aqui em Umuarama. Esse público troca de cidade muito rápido e não conseguimos manter um controle”, enfatizou.

No último dia 28 foram realizadas 19 abordagens a moradores de rua, mas apenas três aceitaram passar a noite na casa de acolhimento. “Muitos não aceitam o encaminhamento e preferem ficar na rua. Muitos já estão alcoolizados quando realizamos a abordagem e é direito de eles escolher ou não se querem o abrigo”, reforçou.

Em Umuarama há duas casas de acolhimento e que ofertam pouso e alimentação para as pessoas que necessitam. “Temos a Apromo I e II que presta auxílio. Como estava muito frio nós fazemos o encaminhamento e muitos procuraram voluntariamente”, disse.

APROMO – SEDE I


O Centro Pop faz um trabalho voltado às pessoas em vulnerabilidade. Em um ano de pandemia os atendimentos aumentaram 50%. “Muita gente tem vindo de fora e buscado uma oportunidade aqui. Quando não encontra, acaba ficando na rua e nós auxiliamos. Aqui no Pop, ofertamos café da manhã e também a pessoa pode fazer a higiene pessoal”, observou.

O Centro Pop fica situado na Avenida Rio de Janeiro, 4435 – Zona I.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.