Umuarama

Câmara de Umuarama volta a discutir reforma da previdência dos servidores municipais nesta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Umuarama volta a discutir nesta sexta (24), em sessão extraordinária marcada para às 14h, a reforma da Previdência Municipal, que já esteve em pauta por diversas vezes, mas foi retirada por não haver entendimento sobre a matéria.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 046/2022, que foi pautado com outros 16 projetos, dispõe sobre as aposentadorias dos Servidores Públicos Municipais ligados ao Regime Próprio de Previdência social – RPPS.

O PLC estabelece as regras permanentes de transição, os requisitos de concessão e o cálculo dos proventos de aposentadoria, além dos requisitos e cálculo das pensões por morte, direito adquirido e pagamento de abono de permanência.

“Apesar de saber que algumas alterações são necessárias, entendo que o projeto que o prefeito [Hermes Pimenteal] enviou à Câmara é muito cruel com guardas municipais, agentes de trânsito e professores, além de aposentados e pensionistas”, disse em uma rede social o vereador Mateus Barreto (Podemos).

Segundo o parlamentar, a prefeitura não teria analisado os impactos financeiros das propostas que foram levadas ao Executivo. “Propusemos algumas alterações ao projeto, mas sequer analisaram o impacto financeiro de cada uma das propostas. Não admito que a necessidade da Reforma sirva de pretexto para atingir negativamente categorias que prestaram e que prestam serviços relevantes ao município”, completou o vereador.

A reforma da previdência municipal já foi pautada em pelo menos outras duas sessões extraordinárias, na última delas, foi retirada à pedido do Executivo que não tinha os votos necessários para aprovar o PLC. Além disso, os vereadores, na sua maioria, entenderam que era necessário ouvir as demandas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu) para entrar em um consenso sobre o projeto.

“O município não recebeu a entidade sindical, fechou o diálogo e mandou novamente o Projeto em uma sessão extraordinária. O sindicato entende que a reforma do município é necessária, mas tem alguns pontos ali que requer mais estudos e podem haver algumas mudanças”, afirma a presidente do Sispumu, Lígia Strugala Bezera, ao revelar que os servidores farão, como nas demais vezes, uma mobilização no Legislativo durante a sessão.

Discussão

Nos últimos meses tanto o município quando o sindicato tem se posicionado com relação ao tema. Enquanto o Executivo defende a reforma, o Sindicato afirma que são necessários ajustes na proposta sob o risco de gerar prejuízos aos servidores públicos municipais de Umuarama.

Recentemente uma comissão com diferentes entidades da sociedade civil organizada foi formada para discutir as mudanças. Para uma delas, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Umuarama) o tema é complexo e precisa ser melhor discutido.

Outros Projetos

Além do PLC 046/2022, também está na pauta da sessão outros 16 Projetos, sendo 10 Projetos de Lei, um Projeto de Resolução, quatro Projetos de Lei Complementar e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica.

Na maioria deles, alteração de leis municipais, desafetação de imóveis públicos, mudanças na lei de concessão de zoneamento urbano e sessão, criação de cargos públicos e mudanças na Lei nº 4.208 referente ao Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (PRODEU)

Também estará em discussão o Projeto de Lei Complementar Nº 007/2023 que dispõe sobre o plano de carreira, cargos, empregos, salários, remuneração e/ou vencimentos dos servidores ativos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo;

E o Projeto de Lei Complementar Nº 002/2023, que institui e regulamenta as jornadas de trabalho em escalas de revezamento de 12X36 e de 24X72 horas no âmbito do funcionalismo público e o Projeto de Lei Complementar Nº 004/2023 que cria cargos públicos de provimento por prazo indeterminado e dispõe sobre processo seletivo público no âmbito do Executivo Municipal.

Confira abaixo os demais projetos:

PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 02/2022

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01/2023

PROJETO DE LEI Nº 008/2023

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2023

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 006/2023

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 007/2023

PROJETO DE LEI Nº 117/2022

PROJETO DE LEI Nº 118/2022

PROJETO DE LEI Nº 140/2022

PROJETO DE LEI Nº 003/2023

PROJETO DE LEI Nº 006/2023

PROJETO DE LEI Nº 012/2023

PROJETO DE LEI Nº 013/2023

PROJETO DE LEI Nº 014/2023

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

12 segundos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

21 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

47 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais