Aterro sanitário de Umuarama - Foto: Assessoria PMU
Secretários, técnicos e gestores da área ambiental dos 33 municípios que compõem a Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios) e a Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste) reuniram-se na semana passada, no Anfiteatro Haruyo Setogutte, para discutir, entre outras pautas, a exigência normativa do Governo do Estado para que todos os aterros sanitários tenham poços de monitoramento de suas atividades.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Umuarama, Rubens Sampaio, o chamado GT-33 (Grupo de Trabalho de Políticas Públicas) reúne-se bimestralmente e cada encontro é realizado em uma cidade.
“Tivemos a honra de sermos os anfitriões desse importante evento, que discute o automonitoramento de atividades potencialmente poluidoras no Paraná, como determina o IAT (Instituto Água e Terra) e a Sedest (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo)”, conta.
Segundo ele, nem todos os aterros sanitários do GT-33 possuem sistema de automonitoramento e o objetivo do grupo é exatamente promover a união de forças para que todos possam se adequar às normativas.
“Nos colocamos à disposição para contribuir com o que for necessário – desde preenchimento de documentos à disponibilização de profissionais – para que aqueles municípios que ainda não têm o sistema possam ao menos iniciar e estudar o processo de instalação do sistema”, complementou.
Presidido por Solange Masquetti, técnica do município de Brasilândia do Sul, o GT-33 também decidiu que deve apresentar ofícios às autoridades ambientais do Estado solicitando mais prazo e mais condições para os municípios com pequenos aterros sanitários possam utilizá-los até o chamado “esgotamento máximo”.
“Vamos propor que os aterros possam ser utilizados até o esgotamento de suas vidas úteis, para, só depois disso, ser construído um novo dentro dos termos indicados pelo Governo do Estado”, detalhou, relatando que o próximo encontro será dia 14 de abril em Cidade Gaúcha.
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais