Umuarama

Conselho dos Direitos da Mulher empossa conselheiros e elege nova presidente

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) empossou, em reunião ordinária na manhã desta terça-feira, 7, os conselheiros para o biênio 2023-2025 e elegeu a nova diretoria, que será presidida no período pela advogada Silmara Ruiz.

A vice-presidente eleita foi a representante da Assistência Social, Juliana Manduca Catarin, e como secretária a conselheira Jonia Piveta de Lima, da Apafibro.

O CMDM é um órgão deliberativo, consultivo, fiscalizador e articulador, que propõe diretrizes e ações governamentais para promover os diretos da mulher e assegurar sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade, entre outras garantias.

De composição paritária, o órgão é composto por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo dez representantes do poder público municipal e dez da sociedade civil.

A reunião foi aberta pela vice-presidente da gestão anterior, advogada Franciellen Bertoncello de Carvalho. Ela recomendou às novas conselheiras que estudem a Lei Municipal 4.429/2020, que institui o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, para saber em detalhes quais são as atribuições, objetivos, competências e estrutura do CMDM, bem como a importância da conferência. Disse encerrar sua participação seguindo o regimento, após duas gestões, e após agradecimentos desejou sucesso à nova equipe.

A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, elogiou a renovação e disse que os novos membros devem trazer novas ideias e ações. “Esperamos atrair muitas conquistas para as mulheres, e que esta seja uma gestão maravilhosa. Colocamos Assistência Social e a administração municipal à disposição para colaborar com o trabalho de vocês e da nova diretoria”, resumiu, em nome do prefeito Hermes Pimentel.

Já a nova presidente Silmara Ruiz agradeceu o apoio obtido para sua eleição e disse contar com o trabalho e a colaboração de todas as conselheiras e colegas de longa caminhada. “Unidas vamos chegar bem longe. É um orgulho assumir esta nova missão e quero trabalhar junto com todas vocês”, disse. A reunião terminou com a aprovação das atas da reunião anterior e da eleição e a composição das comissões temáticas que integram o conselho da mulher.

Por ser um órgão permanente e deliberativo, o CMDM se reúne ininterruptamente uma vez a cada bimestre, em sessões plenárias, decidindo após discussão e por maioria simples de votos as matérias que pertinentes. “O conselho é um espaço para o exercício da participação direta e do controle democrático das políticas destinadas ao atendimento da mulher, para propor políticas públicas que garantam o pleno exercício da cidadania”, finalizou a secretária Adnetra.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

3 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

23 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

52 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais