Umuarama

Umuarama: Pesca amadora está liberada no Lago Aratimbó nos finais de semana

A partir do próximo sábado, 4 de fevereiro, está liberada a pesca amadora no Lago Aratimbó, um dos principais cartões-postais de Umuarama. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir de agora a população pode pescar tanto espécies exóticas, como as tilápias, quanto as nativas, como curimbas, piaus e lambaris, sempre aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

O secretário Rubens Sampaio conta que a pesca será liberada para fins de recreação, com o objetivo de proporcionar momentos de descontração para as famílias que vivem em Umuarama e na região.

“A intenção do prefeito Hermes Pimentel sempre foi essa: oferecer momentos de confraternização, de convivência harmoniosa entre as famílias, os amigos e os visitantes do Lago Aratimbó – assim como o Lago Tucuruvi”, comenta.

Antes de liberar a modalidade à população, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente analisaram se haveria impactos negativos a outros animais de habitam ali, como patos, gansos, garças, tartarugas e capivaras. “A pesca, quando feita de forma correta, não vai prejudicar os animais que ali vivem. O estatuto indica que é permitido pescar com varas de bambu, telescópicas e molinetes”, indica.

Da mesma forma, Sampaio alerta a todos os pescadores que é terminantemente proibido pescar de segunda a sexta-feira, assim como não é permitido o uso de tarrafas, redes, covos, fly, pesca subaquática, besta, espinhel, boias de arremesso ou equipamentos semelhantes. Também não é permitido, de forma alguma, a utilização de embarcações e a prática de natação”, adverte.

O secretário ressalta que também é proibido utilizar ceva, devolver o peixe capturado, usar iscas artificiais (só vale massinha e minhoca), limpar os peixes no lago e utilizar equipamentos de som de grande impacto. “Também pedimos que após a pescaria, os cidadãos não esqueçam de recolher os resíduos gerados, sacolas, lixo e todos os acessórios de pesca. Se cada um fizer sua parte, o lago vai continuar sendo esse local tão bonito e encantador”, pontuou.

Não há uma data pré-determinada para o encerramento da permissão de pesca aos finais de semana. Conforme Sampaio, esse período deve durar por volta de dois a três meses.

“Estaremos monitorando o local, realizando estudos sobre a qualidade da água e se está havendo algum impacto negativo sobre as espécies animais que vivem nesse habitat. Vamos comunicar todas as informações nos canais de comunicação da Prefeitura, como site e redes sociais. E qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 162”, afirma.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

21 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

48 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

59 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais