Foto: Assessoria
A Secretaria Municipal de Habitação e o escritório regional da Cohapar (Companhia Habitacional do Paraná) em Umuarama receberam, na última terça-feira (24), a visita do assessor especial do Banco Interamericano de Desenvolvido (BID), Rogério Peter de Camargo, para vistoria de terrenos visando a construção de moradias de interesse social pelo Programa Moradia Legal, do governo do Estado, na Capital da Amizade.
Com recursos da instituição de fomento e em parceria com o Estado, a Prefeitura de Umuarama planeja construir entre 200 e 210 moradias destinadas ao reassentamento de famílias que hoje vivem em situação de risco, invasões e áreas de proteção ambiental permanente.
A secretária Edna Justino, responsável pelo setor habitacional do município, informou que foram visitadas todas as 11 áreas de origem das famílias que serão atendidas, caso o programa seja aprovado, e também o local onde as moradias serão construídas – uma parte dos jardins Itália II e Itália III que foi adquirida pela Prefeitura, na região do Conjunto Habitacional Sonho Meu.
“Cumprimos mais uma etapa e avançamos com o projeto habitacional do prefeito Hermes Pimentel, que caminha para atender essas mais de 200 famílias com uma moradia digna, em local urbanizado e com todos os serviços públicos essenciais”, disse a secretária.
Para o prefeito Pimentel, “pelas impressões repassadas pelo assessor do BID e a sinalização da Cohapar, Umuarama tem boas chances de conseguir acesso aos recursos e poder contratar a construção das moradias”, avaliou. “Ainda não temos a aprovação formal, mas em breve poderemos licitar mais esta obra e garantir moradias para pessoas que hoje vivem em condições precárias, áreas ambientais e margens de rios na cidade”, completou.
Segundo Edna Justino, a visita foi bem produtiva e as condições da área oferecida pelo município agradaram tanto o assessor do BID quanto à equipe da Cohapar, que representa o governo estadual nesta parceria.
“O programa é do governador Ratinho Júnior. O município entra com a doação dos terrenos e a infraestrutura urbana – inclusive muros de arrimo e aterros nos lotes onde houver necessidade –, enquanto o Estado constrói as casas e implanta as redes de água, energia, coleta e tratamento de esgoto”, explicou.
O BID participa com o financiamento dos recursos ao Estado e a União atua como garantidor da operação de crédito. Acompanharam a visita o chefe do escritório da Cohapar em Umuarama, Raimundo Afonso Andrade, o coordenador regional José Evangelista de Albuquerque, a engenheira civil Terezinha Luiza Rodacki e a assistente social Mari Dal Ponte, todos da estatal.
Da Secretaria de Habitação do município participaram as assessoras especiais, arquiteta Bruna de Carvalho Rosa Narcizo e a assistente social Vanessa Lopes da Silva Macceo, e a chefe de Divisão de Projetos Habitacionais, Larissa Alexandrino Broch, além da secretária Edna Justino.
(Assessoria PMU, com edição)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais